Nos próximos 20 dias a emissão de partículas geradas pela empresa de produtos cerâmicos, Ceramus Bahia S/A será regularizada com a implantação de um novo sistema de filtragem.
A garantia foi dada nesta sexta-feira (27/11), pelo Supervisor Administrativo, José Jorge, e o gerente de administração e controle, Alder Colombo, durante reunião com o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, e o assessor chefe, Sinval Rios.
A emissão de poeira gerou algumas complicações respiratórias para os moradores dos bairros Inocoop e circunvizinhos, como crises de rinite, sinusite e coriza.
A empresa pede desculpas pelos transtornos e explica que a situação foi gerada por conta da ampliação da fábrica, uma vez que a produção passou de 250 mil metros quadrados para 700 mil metros quadrados de produtos cerâmicos, e o sistema de filtragem se tornou insuficiente.
O novo equipamento vai entrar em operação no dia 15 de dezembro, e por precaução, o antigo passa por manutenção. Na seqüência, a empresa fará uma avaliação técnica e apresentará os laudos sobre os níveis de emissão de atmosféricos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, nos próximos dias profissionais da Coordenação de Meio Ambiente (CMA) farão uma vistoria no local.

Empresários se reúnem com o secretário José Cupertino -