A realização de um coquetel, na noite de segunda-feira (13/08), marcou a abertura oficial da exposição Auguste Rodin Fragmentos, no foyer do Teatro da Cidade do Saber.
A mostra, que segue até o dia 13 de setembro, é composta por 14 painéis com 30 reproduções das obras do escultor francês Auguste Rodin, considerado um dos maiores artistas do século 19. Neles, constam ainda informações técnicas sobre as esculturas.
Dentre as obras reproduzidas estão algumas das importantes, como O Pensador, Homem que anda, Avareza e Luxúria, Porta do Inferno, A Meditação, O Despertar, O Beijo, Purgatório e Eva.
Nas peças esculpidas geralmente em gesso ou em bronze, o artista se preocupou em retratar os sentimentos humanos, a exemplo do medo, dor, tranqüilidade e alegria. As obras, com um leve ar de inacabadas, causam a impressão de movimento, fugindo aos padrões artísticos da época, que buscavam a perfeição dos contornos das formas.
Para a educadora social, Virgínia Shimada, iniciativas como esta estimulam a busca por novos conhecimentos. “Eu já tinha ouvido falar no artista, mas não conhecia a obra. A exposição me possibilitou conhecê-la”.
A exposição Auguste Rodin Fragmentos é gratuita e acontece das 8h às 12h e das 13h às 18h. A mostra visa promover o acesso à arte e é uma iniciativa do Palacete das Artes Rodin Bahia e integra o programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Museus do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural).