Exposição evidencia trabalho de artesãos e valoriza a cultura de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 10/04/2012 12:04:01

A abertura da exposição Camassary que encanta foi marcada por um café da manhã, nesta terça-feira (10/04), no foyer do teatro da Cidade do Saber. A iniciativa visa divulgar os trabalhos das alunas do curso de aperfeiçoamento de artesanato e segue até a quinta-feira (12/04), das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Criadas durante o período de dois meses, duração do curso oferecido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), as peças vão desde elementos decorativos até telas e almofadas, criadas a partir de  técnicas como papel machê, cerâmica, bordados variados, pintura, trançado e reaproveitamento de materiais recicláveis.

Todo o trabalho foi inspirado na cultura e figuras emblemáticas que representam a identidade de Camaçari, a exemplo das sambadeiras de Arembepe e Barra do Pojuca, cocadeiras, lavadeiras de Barra do Jacuípe, baianas de acarajé, Boi Janeiro de Parafuso, praias, animais, a herança indígena proveniente do Tupi Guarani, dentre outros temas.

De acordo com o artista plástico do Município, Déo Senna, curador da exposição e um dos professores do curso, a intenção foi criar uma coleção que valorize e retrate elementos que identificam a cidade.

Para a artesã de Barra do Jacuípe, Aidil Mesquita, 62 anos, a iniciativa é positiva e a expectativa é de que aconteçam outras exposições, “pois servem como vitrine para nossos trabalhos e estímulo aos artistas”.

Há cinco anos no ramo de artesanato, Aidil Mesquita desenvolveu uma técnica de tintura de palha de costa e piaçava através da utilização de pigmentos de folhas, frutas e legumes.

Algumas peças que compõem a exposição Camassary que encanta podem ser vendidas. Os valores variam entre R$ 5,00 e R$ 1.500,00.

Slideshow | 14 fotos

Exposição evidencia trabalho de artesãos e valoriza a cultura de Camaçari

Mais Notícias

Praças de Arembepe recebem serviços de manutenção

Praças de Arembepe recebem serviços de manutenção

USF do Jardim Limoeiro II atua no combate à dengue

USF do Jardim Limoeiro II atua no combate à dengue

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.