Em um único dia, centenas de pessoas de Camaçari serão beneficiadas por um mutirão de serviços de utilidade pública. Acontece neste sábado (28/11) a 2º edição do Pólo de Cidadania, que será realizado em frente à Cidade do Saber, das 9 às 16h.
O prefeito Caetano estará presente para a assinatura de um termo de parceria entre a Prefeitura e o Cofic, que garantirá manutenção para rotatórias e vias internas do Pólo e de praças públicas.
A expectativa é grande para o evento e a população se prepara para os diversos serviços gratuitos, incluindo atendimento na área de saúde, informática, documentação (identidade, CPF, carteira de trabalho) atividades educativas, de lazer, esportivas e culturais, além de oficinas de reciclagem.
A agente de limpeza Denis Santana, moradora do bairro Parque Satélite, não vê a hora de se beneficiar dos serviços. Segundo ela, é uma chance de atualizar toda a documentação sem gastar nada. Estou precisando tirar identidade. Vou aproveitar a oportunidade.
Quem nunca teve uma certidão de nascimento ou carteira de trabalho, por exemplo, terá a oportunidade de fazer parte das estatísticas oficiais. Todos esses serviços ocorrem paralelamente a atividades de lazer e esporte. Os estandes e palcos serão instalados em frente à Cidade do Saber.
Os serviços ainda incluem atendimento odontológico, orientação nutricional, corte de cabelo, palestra sobre educação alimentar, testes vocacionais e elaboração de mini-cursos.
Segundo os organizadores, a qualidade na prestação dos serviços é tão importante quanto à gratuidade. Estamos montando um esquema de organização e segurança bem elaborado. A população poderá comparecer sem preocupação, pois será bem atendida, garante Érico Oliveira, superintendente de Comunicação do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari).
A segurança, segundo ele, fica por conta do 12º Batalhão da Polícia Militar, a Companhia Independente de Policiamento Especializado e a Segurança Patrimonial do Pólo. O evento é uma realização do Cofic, em parceria com a Prefeitura, o Sesi e a Cidade do Saber. Ao todo, 13 empresas do Pólo Industrial participam do evento.
A primeira edição do Pólo da Cidadania prestou 28 mil atendimentos para um público aproximado de 7 mil pessoas.