Exame monitora profissionais

Iwwa Agência
Publicado 05/05/2014 03:05:18

A Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde), realiza a primeira etapa dos exames de monitoramento da Colinesterase Plasmática nos agentes de combate às endemias do CCZ (Centro de Controle Zoonoses), que atuam no Programa Municipal de Controle da Dengue.

O exame acontece terça e quarta-feira (06 e 07/05), das 8h às 12h, no auditório da Casa do Trabalho, e vai contemplar agentes de endemias da sede. Os da orla já realizaram o exame em abril. Nesta primeira etapa são beneficiados 220 profissionais.

A iniciativa, realizada em parceria com a Sesab (Secretaria Estadual da Saúde), é feita três vezes por ano e tem o intuito de avaliar o indicador de exposição dos agentes ao inseticida organofosforados, utilizado no controle do mosquito da dengue.

A exposição contínua à substância pode reduzir o nível de Colinesterase Plasmática – enzima responsável pela regulação dos impulsos nervosos do indivíduo.

O exame é feito a partir da coleta da amostra do sangue e tem o resultado liberado no prazo médio de 30 dias. Se constatado que o agente apresenta um baixo teor de Colinesterase Plasmática no organismo, ele é encaminhado para atendimento médico e afastado do contato com o inseticida. 

O monitoramento volta a ser realizado em agosto e em dezembro.  

Foto: Agnaldo Silva

Agentes de combate às endemias do Município -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.