Os jovens e adultos de Camaçari que querem tirar a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio devem se inscrever, a partir do dia 6, para realizar o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos. Este é o primeiro ano que Camaçari adere à prova, realizada em parceria do Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação.
O exame, realizado semestralmente, tem o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos e certificar os aprovados no ensino fundamental e médio. Um detalhe importante é a dinâmica da avaliação, na qual se a pessoa não passar em alguma disciplina pode refazer a prova no semestre seguinte, sem a necessidade de repetir as provas em que foi aprovado.
Os interessados em realizar o exame devem se inscrever no período de 6 a 31 de outubro através do site www.encceja.inep.gov.br/inscricao ou nos pontos de atendimento, situados na Cidade do Saber, Centro Educacional Maria Quitéria e escolas Helena Celestino Magalhães e Reitor Edgar Santos, na sede, ou o Centro Educacional Tancredo Neves e as escolas Eliza Dias, Lídia Coelho, Catu de Abrantes e Amélia Rodrigues, na orla.
Para se inscrever, é preciso apresentar carteira de identidade e CPF, ter mais de 15 anos para fazer a prova do ensino fundamental e 18 anos para a do nível médio. A prova é gratuita e aberta a todo cidadão, mesmo quem não esteja mais na sala de aula.
O exame será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro nas escolas de Camaçari, a serem divulgadas após o encerramento das inscrições. A certificação é importante principalmente para as pessoas que anseiam por uma vaga no mercado de trabalho, que exige funcionários com, no mínimo, o ensino médio.