Exame do aparelho digestivo com tecnologia de ponta

Iwwa Agência
Publicado 22/07/2008 12:07:41

Sintoma como queimor no estômago é uma das razões para a realização do exame endoscópico, indicado para diagnosticar doenças do aparelho digestivo como úlcera, gastrite, refluxo, pólipos, câncer e várias outras lesões.

Em Camaçari, o morador pode realizar o exame na Policlínica do Centro através do Sistema Único de Saúde (SUS). Para fazer a avaliação o paciente deve passar, anteriormente, pelo médico clínico para depois ser encaminhado ao gastro, que analisa os sintomas e a necessidade de fazer a vídeo-endoscopia.

As consultas com o gastroenterologista acontecem às quartas e sextas-feiras, pela tarde, e os exames às segundas e sextas-feiras, pela manhã. São disponibilizados 20 atendimentos para as consultas e 10 para os exames.

A vídeo-endoscopia digestiva é feita através de equipamento de última geração. O exame é um tanto demorado, pois requer tempo para realização dos procedimentos, que vão desde a sedação do paciente à esterilização dos utensílios. Após a realização do exame, os pacientes são direcionados à sala de descanso para o seu pronto restabelecimento.

Segundo o gastroenterologista Herbert Santos, 33 anos, o equipamento facilita o dia-a-dia do profissional e permite trabalhar em condições melhores, pois a qualidade da imagem é superior e proporciona conforto para médicos e auxiliares, que não ficam com a vista cansada nem com postura inadequada. Na avaliação da coordenadora da Policlínica, Graça Barnabé, “com a tecnologia de ponta, pacientes e profissionais dispõem de serviços mais qualificados”.

O equipamento muda a realidade do paciente, que pode dispor de um exame mais preciso e com registro fotográfico. Além de ser mais flexível, o aparelho possibilita angulações maiores da ponta, ou seja, pode acessar alguns recantos do estômago que não conseguiria com o fibro-gastroscópio, usado anteriormente e garante uma avaliação mais precisa.

O paciente Jucimar Rocha Santana, 22 anos, apesar de fazer o exame pela primeira vez, ficou tranqüilo. “O equipamento é de primeiro mundo, o que transmite muita segurança na hora do diagnóstico”.

Foto: Nelinho Oliveira

Endoscopia é feita sem custos pelo sistema SUS -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.