A Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) está realizando a Provinha Brasil, o Diagnóstico Inicial do 1º Ano e o 1º Simulado da Prova Brasil. Cerca de 5 mil alunos de 36 escolas do Ensino Fundamental I estão sendo avaliados.
Os exames, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), tiveram início no Município na última terça-feira (26/04) e terminaram nesta quinta (28/04). O objetivo é diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos, através das habilidades de leitura e escrita, além do conhecimento nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
A Provinha Brasil avalia o nível de alfabetização das crianças no 2º ano do Ensino Fundamental I. O exame, que acontece em duas etapas, no início e no fim do ano letivo, consta de 20 questões objetivas de Língua Portuguesa.
No Diagnóstico Inicial do 1º ano é avaliado o processo de escrita dos alunos, permitindo assim, adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem ao longo do ano letivo. A prova consta de seis questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática.
O 1º Simulado da Prova Brasil é aplicado para as turmas do 5º ano e tem como objetivo familiarizar o estudante em relação à Prova Brasil e diagnosticar os conhecimentos dos alunos nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo, são 20 questões das duas disciplinas.
As questões da Provinha Brasil são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e distribuída pelo MEC/FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Enquanto as do Diagnóstico Inicial do 1º ano e do 1º Simulado da Prova Brasil foram elaboradas pela equipe técnica da Coordenação Pedagógica da Seduc.
A aplicação e a correção das provas são feits pelo professor da turma, no horário normal da aula. Os dados serão tabulados pela Secretaria.
Para a coordenadora Setorial do Ensino Fundamental I da Seduc, Sandra Cristina Rodrigues, a aplicação destes exames é de fundamental importância porque serve como balizador das mudanças necessárias no processo pedagógico.

Exames testam o nível de aprendizado dos alunos -