Exame avalia 5 mil alunos da rede

Iwwa Agência
Publicado 28/04/2011 02:04:07

A Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) está realizando a Provinha Brasil, o Diagnóstico Inicial do 1º Ano e o 1º Simulado da Prova Brasil. Cerca de 5 mil alunos de 36 escolas do Ensino Fundamental I estão sendo avaliados.

Os exames, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), tiveram início no Município na última terça-feira (26/04) e terminaram nesta quinta (28/04). O objetivo é diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos, através das habilidades de leitura e escrita, além do conhecimento nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A Provinha Brasil avalia o nível de alfabetização das crianças no 2º ano do Ensino Fundamental I. O exame, que acontece em duas etapas, no início e no fim do ano letivo, consta de 20 questões objetivas de Língua Portuguesa.

No Diagnóstico Inicial do 1º ano é avaliado o processo de escrita dos alunos, permitindo assim, adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem ao longo do ano letivo. A prova consta de seis questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática.

 O 1º Simulado da Prova Brasil é aplicado para as turmas do 5º ano e tem como objetivo familiarizar o estudante em relação à Prova Brasil e diagnosticar os conhecimentos dos alunos nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo, são 20 questões das duas disciplinas.

As questões da Provinha Brasil são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e distribuída pelo MEC/FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Enquanto as do Diagnóstico Inicial do 1º ano e do 1º Simulado da Prova Brasil foram elaboradas pela equipe técnica da Coordenação Pedagógica da Seduc.

A aplicação e a correção das provas são feits pelo professor da turma, no horário normal da aula. Os dados serão tabulados pela Secretaria.

Para a coordenadora Setorial do Ensino Fundamental I da Seduc, Sandra Cristina Rodrigues, a aplicação destes exames é de fundamental importância porque serve como balizador das mudanças necessárias no processo pedagógico.

Foto: Agnaldo Silva

Exames testam o nível de aprendizado dos alunos -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.