Exame avalia 5 mil alunos da rede

Iwwa Agência
Publicado 28/04/2011 02:04:07

A Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) está realizando a Provinha Brasil, o Diagnóstico Inicial do 1º Ano e o 1º Simulado da Prova Brasil. Cerca de 5 mil alunos de 36 escolas do Ensino Fundamental I estão sendo avaliados.

Os exames, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), tiveram início no Município na última terça-feira (26/04) e terminaram nesta quinta (28/04). O objetivo é diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos, através das habilidades de leitura e escrita, além do conhecimento nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A Provinha Brasil avalia o nível de alfabetização das crianças no 2º ano do Ensino Fundamental I. O exame, que acontece em duas etapas, no início e no fim do ano letivo, consta de 20 questões objetivas de Língua Portuguesa.

No Diagnóstico Inicial do 1º ano é avaliado o processo de escrita dos alunos, permitindo assim, adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem ao longo do ano letivo. A prova consta de seis questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática.

 O 1º Simulado da Prova Brasil é aplicado para as turmas do 5º ano e tem como objetivo familiarizar o estudante em relação à Prova Brasil e diagnosticar os conhecimentos dos alunos nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo, são 20 questões das duas disciplinas.

As questões da Provinha Brasil são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e distribuída pelo MEC/FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Enquanto as do Diagnóstico Inicial do 1º ano e do 1º Simulado da Prova Brasil foram elaboradas pela equipe técnica da Coordenação Pedagógica da Seduc.

A aplicação e a correção das provas são feits pelo professor da turma, no horário normal da aula. Os dados serão tabulados pela Secretaria.

Para a coordenadora Setorial do Ensino Fundamental I da Seduc, Sandra Cristina Rodrigues, a aplicação destes exames é de fundamental importância porque serve como balizador das mudanças necessárias no processo pedagógico.

Foto: Agnaldo Silva

Exames testam o nível de aprendizado dos alunos -

Mais Notícias

Centro Cultural Barra do Pojuca oferta oficinas de verão

Centro Cultural Barra do Pojuca oferta oficinas de verão

Secult realiza orientação cultural sobre o edital Oficineiros

Secult realiza orientação cultural sobre o edital Oficineiros

Sefaz publica calendário fiscal para 2023 com novidade para desconto no IPTU

Sefaz publica calendário fiscal para 2023 com novidade para descont...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us