A dona de casa Josefina Pereira de Souza, 55 anos, mora no bairro Gleba E, em uma casa da antiga Urbis, comprada há 22 anos. Graças à iniciativa da Prefeitura através da Secretaria da Habitação (Sehab), ela conseguiu realizar o sonho de possuir a escritura definitiva do imóvel, e agora vai poder ampliar e ter valorizado o lugar onde reside.
Depois de 30 anos de espera, 130 proprietários de casas localizadas nos bairros Ficam, Piaçaveira e Gleba E, receberam nesta quarta-feira (02/12), do prefeito Luiz Caetano, o documento que regulariza as residências onde moram. A solenidade aconteceu na sede da Sehab, na Avenida Jorge Amado, s/n.
Caetano disse estar cumprindo um compromisso prometido à população de Camaçari desde que assumiu o governo, e que até o final da gestão serão entregues mais de 16 mil escrituras, beneficiando cerca de 30 mil pessoas.
A primeira a receber o documento foi à funcionária pública Nanci Oliveira Silva, 45 anos, moradora da Piaçaveira, desde 1988. Ela agradeceu a gestão por aumentar a auto-estima da população e disse que estava muito feliz porque finalmente se sentia proprietária de verdade do seu imóvel.
Outro contemplado, que também demonstrou satisfação, foi o aposentado Aloísio Chaves, 75 anos, morador há 25 anos do Ficam. Na opinião dele, a escritura significa libertação. Antes tínhamos a posse, agora temos um imóvel que podemos dispor para fazer o que quiser. Eu vou transferir legalmente a casa para o nome dos meus filhos.
Segundo o coordenador de atendimento da Urbis, Élio Porto, foram feitos 2,3 mil atendimentos desde a inauguração do posto no Município, no dia 20 de outubro. Ele informou que o resultado foi positivo e o local vai funcionar até o próximo dia 18, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem interrupção para almoço.
O secretário de Habitação, Djalma Machado, acrescentou que os próximos beneficiados com a regularização fundiária serão os moradores da Gleba A. Esta é uma iniciativa que pode ser considerada uma das mais importantes na área habitacional.