Evento reúne cerca de 400 jovens

Iwwa Agência
Publicado 18/10/2011 03:10:52

Cerca de 400 jovens participaram nesta terça-feira (18/10), no Teatro da Cidade do Saber, do primeiro dia de atividades da 8ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. Este ano, o evento traz o tema Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes.

A Conferência tem como objetivo elaborar propostas para construção do Plano Decenal e selecionar 16 delegados que irão participar da Conferência Territorial da Criança e do Adolescente, em novembro, no município de Lauro de Freitas.

Para Ynde Naiara Silva, a Conferência oferece uma valiosa oportunidade para os jovens de Camaçari. “Juntos, podemos apresentar as nossas necessidades e sugerir a implantação de políticas públicas em benefício dos jovens”, disse a representante do programa municipal Adolescente Aprendiz.

A secretária do Desenvolvimento Social do Município, Jailce Andrade, foi uma das incentivadoras da participação dos jovens na elaboração de propostas em prol da juventude. “Precisamos contar com o apoio de todos para a promoção de ações que contribuam para o desenvolvimento social em nossa cidade”, explicou.

Na oportunidade, a secretária ainda leu uma carta escrita pelas crianças integrantes da Apito (Associação Paulo Tonucci), entidade que promove atividades de caráter educacional e social. O texto fala sobre a preocupação que as crianças já têm com temas como educação, saúde, meio ambiente, lazer e moradia.

Fizeram parte da mesa solene da Conferência, a deputada Estadual Luiza Maia (PT), o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Antonio Costa, o coordenador do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Camaçari, Antonio de Pádua, o coordenador do Conselho Tutelar de Camaçari, Evandro Amaro, e o coordenador da Juventude de Camaçari, Pedro Bule.

ATIVIDADES E PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira (18/10), os alunos da Casa da Criança e do Adolescente apresentaram a dança do Boi Bumbá. Em seguida, aconteceu a palestra sobre Direitos da Criança e do Adolescente, ministrada pela administradora Sheila Cunha Guedes.

Por fim, os jovens discutiram os cincos eixos temáticos da Conferência: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes, Proteção e defesa de direitos, Protagonismo e participação de crianças e adolescentes, Controle social da efetivação dos direitos e Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e de adolescentes.

Na quarta-feira (19/10), a Conferência acontece na Casa da Criança e do Adolescente. As atividades começam com um café da manhã e apresentações culturais, a partir das 8h30.

Em seguida, às 9h30, será feita a leitura e a votação das propostas deliberadas pelos grupos temáticos. Por fim, serão definidos os delegados para a Conferência Territorial.

Slideshow | 4 fotos

Evento reúne cerca de 400 jovens

Mais Notícias

Prefeito entrega requalificação do CIEI Parque Real Serra Verde

Prefeito entrega requalificação do CIEI Parque Real Serra Verde

Sehab suspende atendimento presencial até dia 4 de fevereiro

Sehab suspende atendimento presencial até dia 4 de fevereiro

Sesp suspende atendimento presencial por medida de segurança

Sesp suspende atendimento presencial por medida de segurança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.