Cerca de 3 mil pessoas aproveitaram a tarde deste domingo (09/10), para prestigiar o 22º CINFANCAM (Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras de Camaçari), realizado no estacionamento do Centro Comercial.
O evento, que reuniu 14 fanfarras de 12 municípios baianos, contou ainda com as presenças do prefeito Luiz Caetano, do secretário da Administração, Ademar Delgado, da deputada estadual, Luiza Maia (PT), e do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Nilson Castelo Branco.
Para Caetano, a realização de eventos como o Cinfancam é muito importante para fortalecer ainda mais as diversas formas de manifestação cultural do Município. “Essa Mostra é fantástica, até porque, Camaçari se apresenta com muita força nessa área”, observou.
Organizador do evento, o presidente da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), Gilmar Joaquim, ressaltou o forte apoio da administração municipal à cultura. “Muitos prefeitos dos municípios baianos não dão o apoio necessário às bandas e fanfarras, mas, felizmente, o prefeito Caetano valoriza nosso trabalho”, afirmou.
Foi a expressividade das fanfarras em Camaçari que levou Irailda de Jesus Virgens a assistir as apresentações ao lado da filha, de 7 anos. “Além de ser uma agradável opção de lazer, o evento representa um importante incentivo à cultura”, afirmou ao revelar que se encanta com as apresentações das balizas.
O 22º CINFANCAM foi realizado pela Bamuca com o apoio da Prefeitura Municipal de Camaçari. Como promotora do evento, a Bamuca não concorreu no concurso, mas realizou uma apresentação especial. O evento equivale à 5ª etapa do Campeonato Baiano de Fanfarras, promovido pela AFAB (Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia).
Confira abaixo a relação dos ganhadores:
Categoria musical com recurso e evoluções
1º BAMAR (Amélia Rodrigues)
2º CULTURAL (Pojuca)
3º FAMSIB (S. Fco do Conde)
Categoria musical simples
1º BANCIT (Conceição da Feira)
2º FAMUIBI (Ibirataia)
3º FAMBOSAC (Salvador)
Categoria divisão especial
1º DRAGÕES (Salvador)
2º BAMASA (Santo Amaro)
Categoria divisão especial com evolução
1º INTEGRAÇÃO DA BAHIA (Simões Filho)
Categoria musical com recurso
1º FANRESOL (Lauro de Freitas)
2º FAMEB (Ituberá)
3º FAMUVEC (Vera Cruz)