O 1º Festival de Cultura e Arte de Camaçari acontece entre os dias 26 e 30 de setembro. A abertura do evento será às 19h, no Teatro da Cidade do Saber. Considerada uma conquista pela classe artística, a iniciativa tem o intuito de fortalecer e proporcionar uma maior visibilidade dos segmentos culturais do Município.
As apresentações serão realizadas nos teatros da Cidade do Saber e Alberto Martins e nas praças Desembargador Montenegro e Abrantes.
Um dos pontos altos do Festival será a Virada Cultural, que acontece sábado (29/09), a partir das 17h, no estacionamento da Prefeitura. A estrutura para a realização dos shows começa a ser montada nesta terça-feira, dia (25/09).
Além dos shows das bandas locais, a Virada Cultural contará com a apresentação do cantor paulista Nando Reis, ex-integrante da banda Titãs. Neste dia são esperadas cerca de 10 mil pessoas no espaço. A previsão é de que as performances sejam finalizadas às 6h da manhã do domingo (30/09).
Na ocasião acontece uma espécie de arrastão, acompanhada por uma banda de percussão, com propósito de levar o público até a estação férrea, situada no centro da cidade. No local, apresentaçãoes de grupos de samba de roda de Camaçari, de capoeira e cultura popular garantem a animação dos participantes até o encerramento oficial do evento, programado para às 12h.
Os quatro dias do Festival serão marcados pelas representações dos mais variados segmentos artísticos do Município, a exemplo de manifestações populares tradicionais, hip hop, artes plásticas, artesanato, poesia e fotografia. A estimativa é de que aproximadamente 9 mil pessoas prestigiem o evento nos três primeiros dias.
O 1º Festival de Cultura e Arte de Camaçari é realizado pela Prefeitura, através da Secult (Secretaria da Cultura) e do Conselho Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. A realização do evento foi uma das demandas solicitadas pela sociedade civil, aprovada durante a 1ª Conferência Municipal de Cultura.
A programação completa do 1º Festival de Cultura e Arte de Camaçari pode ser conferida através da página oficial do evento, no Facebook.
REUNIÃO
Na manhã desta segunda-feira (24/09), foi realizada uma reunião com a participação dos mestres de capoeira e dos grupos de cultura populares do Município. O encontro teve como objetivo tratar do calendário de apresentação dos grupos e estabelecer a agenda e a logística necessárias para a participação dos grupos. O encontro aconteceu no Teatro Alberto Martins e contou com a participação do secretário da Cultura, Vital Vasconcelos.
Segundo um dos membros do Conselho de Cultura do Município, Jorge Souza do Nascimento, mais conhecido como Jorge Pica-Pau, a realização do Festival será um marco para a cultura do Município.