O Festival de Cultura e Arte de Camaçari superou a expectativa de público e foi prestigiado por mais de 25 mil pessoas durante os cinco dias do evento. Iniciada na última quarta-feira (26/09), o Festival foi encerrado neste domingo (30/09) e reuniu 110 atrações envolvendo cerca de 900 artistas de diversas expressões culturais.
Com o objetivo fortalecer e dar maior visibilidade aos segmentos culturais do Município, o Festival de Cultura e Arte de Camaçari atendeu a demanda da sociedade civil, aprovada durante a 1ª Conferência Municipal de Cultura.
Nesta edição, o Festival contou com representações de manifestações populares tradicionais, hip hop, artes plásticas, artesanato, poesia, teatro, música e fotografia. As apresentações foram realizadas nos teatros da Cidade do Saber e Alberto Martins, nas praças Desembargador Montenegro e Abrantes e no estacionamento da Prefeitura.
Durante o Festival, o público pode acompanhar diversos momentos importantes para o fortalecimento da cultura no Município, como o concerto Vozes da Cidade, da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari e o lançamento do CAFC (Clube de Arte Fotográfica de Camaçari), ambos realizados na abertura do evento.
Um dos pontos altos do Festival foi a Virada Cultural realizada no sábado (29/09), que contou com a apresentação do cantor paulista Nando Reis, ex-integrante da banda Titãs, além da participação de bandas locais.
Para Claudinei Rosa, mais conhecido como Nego D’água, coordenador da câmara de música do Conselho de Cultura, a realização do Festival foi uma maneira democrática de dar voz e vez aos artistas locais.
Ainda durante a Virada Cultural, uma espécie de arrastão puxado por grupos de samba de roda de Camaçari, de capoeira e cultura popular, levou o público do estacionamento da Prefeitura à praça Desembargador Montenegro, no centro da cidade, encerrando oficialmente o Festival, no domingo (30/09).
O secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, destacou que o evento foi realizado com bastante êxito e atribuiu o sucesso à grande repercussão do evento, além da marcante presença do público de Camaçari, de cidades vizinhas e até de outros países. “Acho que todos os envolvidos estão de parabéns, o festival é a consolidação da democratização das políticas públicas para a cultura do Município”, disse.
O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Secult (Secretaria da Cultura) e do Conselho Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

Virada Cultural foi o ponto alto do Festival de Cultura e Arte -