Evento entra para a história do Município

Iwwa Agência
Publicado 01/10/2012 04:10:53

O Festival de Cultura e Arte de Camaçari superou a expectativa de público e foi prestigiado por mais de 25 mil pessoas durante os cinco dias do evento. Iniciada na última quarta-feira (26/09), o Festival foi encerrado neste domingo (30/09) e reuniu 110 atrações envolvendo cerca de 900 artistas de diversas expressões culturais. 

Com o objetivo fortalecer e dar maior visibilidade aos segmentos culturais do Município, o Festival de Cultura e Arte de Camaçari atendeu a demanda da sociedade civil, aprovada durante a 1ª Conferência Municipal de Cultura.

Nesta edição, o Festival contou com representações de manifestações populares tradicionais, hip hop, artes plásticas, artesanato, poesia, teatro, música e fotografia. As apresentações foram realizadas nos teatros da Cidade do Saber e Alberto Martins, nas praças Desembargador Montenegro e Abrantes e no estacionamento da Prefeitura.

Durante o Festival, o público pode acompanhar diversos momentos importantes para o fortalecimento da cultura no Município, como o concerto Vozes da Cidade, da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari e o lançamento do CAFC (Clube de Arte Fotográfica de Camaçari), ambos realizados na abertura do evento. 

Um dos pontos altos do Festival foi a Virada Cultural realizada no sábado (29/09), que contou com a apresentação do cantor paulista Nando Reis, ex-integrante da banda Titãs, além da participação de bandas locais.

Para Claudinei Rosa, mais conhecido como Nego D’água, coordenador da câmara de música do Conselho de Cultura, a realização do Festival foi uma maneira democrática de dar voz e vez aos artistas locais.

Ainda durante a Virada Cultural, uma espécie de arrastão puxado por grupos de samba de roda de Camaçari, de capoeira e cultura popular, levou o público do estacionamento da Prefeitura à praça Desembargador Montenegro, no centro da cidade, encerrando oficialmente o Festival, no domingo (30/09).

O secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, destacou que o evento foi realizado com bastante êxito e atribuiu o sucesso à grande repercussão do evento, além da marcante presença do público de Camaçari, de cidades vizinhas e até de outros países. “Acho que todos os envolvidos estão de parabéns, o festival é a consolidação da democratização das políticas públicas para a cultura do Município”, disse.

O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Secult (Secretaria da Cultura) e do Conselho Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. 

Foto: Wendell Wagner

Virada Cultural foi o ponto alto do Festival de Cultura e Arte -

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us