O lançamento nacional da Avaliação Externa das Equipes de Atenção Básica, integrantes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), foi transferido para a USF (Unidade de Saúde da Família) de Jauá, na orla de Camaçari.
O evento acontece nesta sexta-feira (29/06), às 9h, e contará com as presenças do prefeito Luiz Caetano e do secretário municipal da Saúde, Vital Sampaio. A cerimônia terá ainda a participação do diretor do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e de representantes da Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia).
O Município teve seis equipes das USFs de Machadinho, Fonte da Caixa I e II, Jauá, Lama Preta e Coqueiro de Monte Gordo envolvidas voluntariamente no processo.
O PMQA é dividido em quatro etapas, Adesão e Contratualização, Desenvolvimento, Avaliação Externa, e Recontratualização. A terceira etapa consiste na avaliação das duas fases anteriores, que tratam da adesão das equipes e do desenvolvimento de propostas que visam melhorar, dentre outros aspectos, a qualidade nos serviços prestados nas unidades de saúde.
Para avaliar o Município, um grupo de avaliadores do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (Universidade Federal da Bahia) coletará dados através de um questionário, por meio do qual serão atribuídas notas. O processo será iniciado no dia 9 de julho e dura uma semana.
Considerado um programa cíclico, a última fase é constituída por um processo de incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a aderência de outras equipes do Município ao programa.
De acordo com a coordenadora municipal de Postos de Atendimento e do Programa Saúde da Família, Tamy Fonseca, a participação no PMQA já demonstra resultados. “Os benefícios começam a partir do engajamento das equipes no sentido de promover o melhor atendimento para os usuários da rede de saúde”, declarou.
PROGRAMA
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, lançado em junho de 2011, procura induzir a instituição de processos a ampliar a capacidade das gestões em nível federal, estadual e municipal, além da oferta de serviços das equipes de Atenção Básica, que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades da população.

Programa será lançado na USF de Jauá -