Por ser referência em ações desenvolvidas em prol da Cultura, Camaçari sedia a Conferência Territorial de Cultura do Território de Identidade da Região Metropolitana, no Teatro Cidade do Saber.
Iniciada na noite de domingo (08/09), a conferência encerra na tarde desta segunda-feira (09/09), após a definição das propostas que serão levadas para a Conferência Setorial e a eleição dos delegados que representarão o Território de Identidade da Região Metropolitana na próxima etapa.
Durante o evento, o secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, destacou os importantes avanços das políticas públicas no segmento cultural de Camaçari, a exemplo da consolidação do Conselho Municipal de Cultura, implantação do Fundo de Cultura, abertura do edital de financiamento de projetos culturais, além de uma ampla infraestrutura com quatro bibliotecas e dois teatros.
Delegado eleito na Conferência Municipal de Cultura e membro do Conselho de Cultura, Antonio Bispo Barreto, mais conhecido como Bispo da Cultura, acredita que a Conferência Territorial tem papel importante para o fortalecimento dos laços culturais, principalmente dos municípios vizinhos. “As cidades têm a possibilidade de compartilhar, trocar experiências e fortalecer as ações do segmento”.
A Conferência Territorial de Cultura segue com a participação de representantes de nove municípios da Região Metropolitana, além de Camaçari, para a troca de experiências e elaboração conjunta de políticas culturais que irão nortear a atuação do Estado nos próximos anos.
Contente por representar Dias D’Ávila na Conferência Territorial, o coordenador de Cultura da cidade, Edmundo Santana, mais conhecido como Buguelo, acredita que a iniciativa amplia as possibilidades de atendimento das demandas da população para o desenvolvimento de ações culturais.
O deputado estadual Bira Coroa (PT) também prestigiou a conferência e parabenizou os participantes pelo empenho no desenvolvimento de projetos e ações culturais. “A sociedade civil assumiu o papel de gestora da cultura com louvor e trabalha na conservação de nossas raízes e história”, disse.
Além de Camaçari, o Território de Identidade da Região Metropolitana é composto por Salvador, Candeias, Dias D’Ávila, Simões Filho, Madre de Deus, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Vera Cruz e Itaparica.