Para celebrar o Dia Internacional da África, comemorado em 25 de maio, a Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão) promove, a partir de segunda-feira (23/05), a Semana PCRI (Programa de Combate ao Racismo Institucional) de África. O evento será realizado em diversos locais de Camaçari e segue até 27 de maio.
A primeira atividade promovida pela Coopir (Coordenação de Promoção da Igualdade Racial) será o seminário Cidadania e Consciência Negra, que acontece na segunda-feira, na sala de reunião da Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente) no Centro de Atendimento Socioeducativo Irmã Dulce, no bairro Santo Antônio. A iniciativa começa às 9h.
Na terça-feira (24/05), às 8h30, a Cidade do Saber sedia o debate Política de Igualdade Racial e Conjuntura Brasileira. Às 14h, o sociólogo, poeta e coordenador do Comitê de Saúde do PCRI, Jairo Nascimento, realiza o seminário Negritude e Literatura, cujo tema é Cidadania e Poesia Negra, também na sala de reunião da Fundac, no Case Irmã Dulce.
O PCRI será apresentado na quarta-feira (25/05), às 14h, à comunidade, pais e alunos do Centro de Educação Municipal Paulo Freire, no Nova Vitória. A ação é uma iniciativa do projeto Gestão Mulher – Afetividade para as Pessoas. Efetividade para a Gestão, gerida pela administração municipal para destacar e incentivar o empoderamento feminino. Às 15h, no Colégio Estadual Cidade de Camaçari, na Gleba A, os alunos participam da mesa redonda sobre Consciência Afro Brasileira.
Para fechar a programação da Semana PCRI de África, acontece no próximo dia 27, às 14h, no Teatro Alberto Martins, a Plenária Unegro Camaçari/Rumo ao 5º Congresso Nacional da União de Negros pela Igualdade. No evento serão eleitos delegados para a etapa nacional, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho, em São Luís (MA ).

Dia Internacional da África é comemorado no dia 25 de maio -