Evento debate temas importantes

Iwwa Agência
Publicado 22/05/2013 03:05:19

Durante a 5ª Conferência Municipal das Cidades, iniciada na manhã desta quarta-feira (22/05) e norteada pelo tema Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já!, a secretaria do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, falou sobre a importância da iniciativa do evento, que acontece na Cidade do Saber.

De acordo com a secretaria, as conferências são espaços que contribuem para que a sociedade discuta os problemas referentes à mobilidade urbana, esgotamento sanitário, ocupações irregulares, entre outras questões que precisam ser expostas e debatidas.

A titular da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) afirmou que Camaçari tem desenvolvido ações voltadas para as questões tratadas nas edições anteriores das conferências, sobretudo no que diz respeito à mobilidade urbana e em função disso tem sido desenvolvidas diversas ações conjuntas com a STT (Superintendência de Trânsito e Transporte).

  Vale ressaltar que o Município esteve presente nas cinco edições anteriores da Conferencia das Cidades, sendo que as últimas foram realizadas em Camaçari, em 2005, 2007, 2010 e este ano.

O coordenador da 5ª Conferência Municipal das Cidades, Paulo Moraes, explicou que a definição das propostas debatidas durante o evento, colabora para a elaboração de marcos regulatórios para a criação de leis nacionais.

A intenção é de institucionalizar o desenvolvimento urbano no país, coordenados por ações intergovernamentais, que envolvam as esferas federal, estadual e municipal, a exemplo do que resultou na regulamentação das Leis de Saneamento Ambiental, nº 11.457/07, Nacional de Regularização Fundiária, nº 11.977/09, e Nacional de Mobilidade Urbana, nº 12.587/12.

Além disso, a iniciativa favorece a construção da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, através das propostas aprovadas, que serão apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional.

O coordenador salientou que na quinta-feira (23/05), último dia do evento, serão eleitos os membros que irão compor o Conselho Municipal da Cidade, junto com os delegados que defenderão as propostas escolhidas pelo Município durante a etapa estadual.

 

 

Slideshow | 2 fotos

Evento debate temas importantes

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.