Até o final da tarde desta sexta-feira (04/09), os jovens de Camaçari discutem as políticas públicas, que serão incluídas no Plano Municipal de Juventude. O debate é realizado na 3ª Conferência Municipal da Juventude, no Teatro Alberto Martins.
Durante o evento, o prefeito Ademar Delgado destacou que as políticas públicas para a juventude são essenciais. “A administração municipal tem se preocupado com os jovens de Camaçari, principalmente em relação à educação, esporte e cultura”, ressaltou o gestor municipal, ao lembrar o aumento concedido pela Prefeitura no valor do programa Bolsa Universitária e os benefícios conquistados pelos jovens através do Bolsa Atleta e do Transporte Universitário, todos programas municipais.
A estudante universitária Sâmia Alencar, de 21 anos, afirmou que o principal objetivo da conferência é ouvir o que os jovens têm a dizer sobre todos os temas de relevância. “Há nove anos pratico vôlei pela Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer) e fui uma das contempladas pelo programa Bolsa Atleta”.
Para o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, a conferência deste ano coroa o esforço da Secretaria de ampliar o debate em diversas regiões do Município. “Discutimos vários segmentos, como jovens esportistas, mulheres, artistas, do campo e trabalhadores”. O titular da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão) ainda destacou que o debate teve início com as pré-conferências, realizadas na sede e orla de Camaçari, em agosto.
Com o tema As Várias Formas de Mudar o Brasil, o evento contou com a participação dos alunos das escolas Normal de Camaçari, São Tomaz de Cantuária e Polivalente. A partir das 14h, acontecem debates sobre Mobilidade urbana e direito à cidade e Extermínio de juventude negra, além das apresentações dos resultados das pré-conferências e a eleição dos 20 delegados que irão para a Conferência Interterritorial de Juventude.
Também estiveram na 3ª Conferência Municipal da Juventude os secretários de Educação, Márcio Neves, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Mulher, Miriam Bitencourt, do Esporte e Lazer, Anderson Santos, o superintendente do Trânsito e Transportes, Humberto Leite, o vereador Otaviano Maia (PT) e o deputado estadual Bira Corôa (PT).
O evento é promovido pela Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), através da Cojuc (Coordenadoria de Juventude), e Conselho Municipal de Juventude.