Os estudantes do Centro de Educação Municipal Paulo Freire tiveram uma aula diferente na manhã desta quarta-feira (25/05). Ao todo, 300 alunos participaram do Arena Tom e Voz, evento que promoveu debate sobre igualdade, sexualidade, gravidez na adolescência e igualdade racial. A ideia é que a iniciativa contemple outros estudantes da rede municipal.
O evento, que tem como finalidade abrir espaço para discutir de forma lúdica com adolescentes temas como sexualidade, inclusão social e racial. As perguntas são respondidas por sociólogos, psicólogos, sexólogos e médicos.
Articulada pelo projeto Gestão Mulher, através das gestoras das secretarias de Governo, da Saúde, de Educação e da Cidadania e Inclusão, o Arena Tom e Voz faz parte do projeto Integração de Políticas Públicas para a Paz e Cidadania – Juntos pelo Território de Paz – Edição Nova Vitória. A iniciativa é fruto da parceria do CISP (Comitê Interinstitucional de Segurança Pública de Camaçari), do Ministério Público e da Prefeitura, através do GGIM (Gabinete de Gestão Integrado do Município).
O Arena Tom e Voz foi prestigiado pela secretária de Governo, Jailce Andrade, que na ocasião representou o prefeito Ademar Delgado. Na oportunidade, ela destacou a importância do evento para os jovens, como a aluna do 7º ano do Centro de Educação Municipal Paulo Freire, Kaylane Soares, 11 anos, que achou o debate interessante. “Assuntos como estes deveriam ser abordados mais vezes”, disse a moradora do bairro Nova Vitória.
Além do bate-papo, o evento incluiu apresentações de capoeira, com o grupo Capoeira Estrela do Céu, de hip hop e do Dj Thandera.
Marcaram presença também no Arena Tom e Voz os secretários municipais da Saúde, Washington Couto, e da Cidadania e Inclusão, Fernando Maia.