Camaçari realizou nesta terça-feira (03/09) o III Encontro para Reflexão sobre Abuso de Álcool e Outras Drogas. Com o apoio da Prefeitura, através da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), o evento foi promovido pelo Comad (Conselho Municipal Anti Drogas).
O Encontro, alusivo ao Dia Municipal de Combate ao Álcool e Outras Drogas, celebrado no dia 1º de setembro, foi voltado para agentes da administração municipal da rede de atendimento da Sesau (Secretaria da Saúde) e para profissionais de ONGs (Organizações Não Governamentais) associações, igrejas, dentre outras entidades.
Entre os convidados estava Dayse Reis, representante da Suprad (Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar), órgão ligado à Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Na oportunidade, ela destacou que a proposta do evento é “quebrar paradigmas que envolvem o contexto do uso de drogas” e que atualmente a sociedade aborda apenas as questões relativas ao uso e comercialização e não percebe os fatores determinantes que levam as pessoas ao consumo e ao tráfico.
Para o secretário do Desenvolvimento Social, Helio Santos, atividades como essa são extramente importantes, pois contribui para a ampliação do leque de informações sobre as formas de prevenção ao uso de drogas.
Durante o evento, a coordenadora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Sesau, Célia Baqueiro, apresentou os tratamentos ambulatoriais promovidos pela Sesau. Houve ainda a palestra sobre Pós-Tratamento/ Inserção Social, ministrada pelo educador social e diretor administrativo da Ong Comunica, Juracy Bahia.
Além da ampla rede de assistência aos usuários de álcool e outras drogas da Sesau, Camaçari assinou recentemente o termo de adesão ao programa do governo federal Crack, é Possível Vencer. O Município será contemplado com equipamentos de saúde, assistência social e segurança pública para o combate às drogas.
Estiveram presentes no encontro, o secretário do Esporte e Lazer, Marco Antonio, a subsecretária do Desenvolvimento Urbano e vice presidente do Comad, Creonice Campos, além do assessor do Executivo e representante do Comitê Gestor Municipal do Programa Crack é Possível Vencer, Carlos Silveira.
Criado há dois anos, o Comad funciona na Casa dos Conselhos, na rua Goiás, em frente à Secretaria do Desenvolvimento Social.