Evento debate ações contra as drogas

Iwwa Agência
Publicado 03/09/2013 12:09:40

Camaçari realizou nesta terça-feira (03/09) o III Encontro para Reflexão sobre Abuso de Álcool e Outras Drogas. Com o apoio da Prefeitura, através da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), o evento foi promovido pelo Comad (Conselho Municipal Anti Drogas).

O Encontro, alusivo ao Dia Municipal de Combate ao Álcool e Outras Drogas, celebrado no dia 1º de setembro, foi voltado para agentes da administração municipal da rede de atendimento da Sesau (Secretaria da Saúde) e para profissionais de ONGs (Organizações Não Governamentais) associações, igrejas, dentre outras entidades. 

Entre os convidados estava Dayse Reis, representante da Suprad (Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar), órgão ligado à Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Na oportunidade, ela destacou que a proposta do evento é “quebrar paradigmas que envolvem o contexto do uso de drogas” e que atualmente a sociedade aborda apenas as questões relativas ao uso e comercialização e não percebe os fatores determinantes que levam as pessoas ao consumo e ao tráfico.

Para o secretário do Desenvolvimento Social, Helio Santos, atividades como essa são extramente importantes, pois contribui para a ampliação do leque de informações sobre as formas de prevenção ao uso de drogas. 

Durante o evento, a coordenadora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Sesau, Célia Baqueiro, apresentou os tratamentos ambulatoriais promovidos pela Sesau. Houve ainda a palestra sobre Pós-Tratamento/ Inserção Social, ministrada pelo educador social e diretor administrativo da Ong Comunica, Juracy Bahia.

Além da ampla rede de assistência aos usuários de álcool e outras drogas da Sesau, Camaçari assinou recentemente o termo de adesão ao programa do governo federal Crack, é Possível Vencer. O Município será contemplado com equipamentos de saúde, assistência social e segurança pública para o combate às drogas.

Estiveram presentes no encontro, o secretário do Esporte e Lazer, Marco Antonio, a subsecretária do Desenvolvimento Urbano e vice presidente do Comad, Creonice Campos, além do assessor do Executivo e representante do Comitê Gestor Municipal do Programa Crack é Possível Vencer, Carlos Silveira.

Criado há dois anos, o Comad funciona na Casa dos Conselhos, na rua Goiás, em frente à Secretaria do Desenvolvimento Social. 

 

Slideshow | 4 fotos

Evento debate ações contra as drogas

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.