Evento começa nesta quinta-feira

Iwwa Agência
Publicado 15/08/2012 09:08:08

A quarta edição do Camaçari Open de Capoeira começa nesta quinta-feira (16/08). O evento, cujo objetivo é proporcionar o intercâmbio entre capoeiristas de diversas partes do mundo, segue até domingo (19/08) com a previsão de reunir cerca de 2 mil pessoas.

A abertura do evento acontece na Escola Municipal Marques de Abrantes, em Vila de Abrantes, às 19h, com diversas atividades. Na oportunidade, os participantes vão participar de cursos, aula de capoeira, oficinas de música e de jongo, esta última, uma manifestação cultural africana que influenciou a formação do samba carioca.

Na sexta-feira (17/08), segundo dia do evento, serão realizadas diversas palestras sobre capoeira no auditório da Escola Municipal Marques de Abrantes, a partir das 19h, com as participações de mestres de diversas partes de mundo.

No terceiro dia do evento, as atividades acontecem em dois locais. Às 9h30, na praça Desembargador Montenegro, onde acontece uma aula de maculelê e de roda de capoeira. À tarde, às 16h30, os participantes farão um passeio pelo Centro Histórico de Salvador e participarão de uma roda de capoeira na Praça da Sé. 

O ponto alto do Camaçari Open de Capoeira acontece domingo (19/08), ocasião em que cerca de 300 alunos participam do batizado com troca de graduação, no Teatro da Cidade do Saber, a partir das 9h. 

A programação inclui ainda apresentações folclóricas, com puxada de rede e dança do cafezal, além da entrega do troféu Amigo da Capoeira destinado aos diretores de escolas e empresários que contribuem com o trabalho da Associação de Capoeira Engenho.

No evento, estão previstas as presenças de mestres de capoeiras da Angola, Venezuela, Itália e Holanda, além de profissionais dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Alagoas.

De acordo com o organizador do evento e responsável pela Associação de Capoeira Engenho, Antonio Marcos dos Anjos, mais conhecido como mestre Grandão, o Camaçari Open de Capoeira cresce a cada ano, promovendo cada vez mais a capoeira de Camaçari e da Bahia, fortalecendo o turismo e a economia local.

Ainda segundo Mestre Grandão, haverá outros intercâmbios de capoeira. Os próximos serão na cidade do Rio de janeiro, de 24 a 26 de agosto, e na Venezuela, de 1º a 04 de dezembro.

 

Foto: Wendell Wagner

Camaçari sedia evento internacional de capoeira -

Mais Notícias

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.