Evento celebra conquistas femininas

Iwwa Agência
Publicado 15/03/2013 11:03:09

A 7ª Marcha das Mulheres reuniu milhares de pessoas, que fizeram questão de sair às ruas para comemorar as conquistas femininas e refletir sobre o preconceito e violência que ainda são sofridos pelas mulheres.

Realizada na tarde de sexta-feira (15/03), a caminhada saiu da praça da Simpatia, em frente  à Cidade do Saber, e seguiu em direção à Praça Dos 46. O evento foi animado pela banda Babado Novo e ao final do percurso, a multidão curtiu os shows das cantoras Laís Martins e Ana Sampaio.

Na avaliação do prefeito Ademar Delgado, iniciativa como esta deve ser sempre valorizada. “Estou encantado com a grande participação das mulheres”, destacou o gestor, ao ressaltar que a apresentação da banda Babado Novo, liderada pela cantora Mari Antunes, foi um sucesso.

Mais do que diversão, o ato levantou a bandeira Trabalho sim! Violência não! e teve a proposta de reivindicar igualdade de direitos e a busca por mais vagas de emprego que, apesar dos avanços, as mulheres ainda são vítimas da desvalorização no mercado de trabalho.

Para a secretária da Mulher, Solidade Caetano, participar desta caminhada é mostrar ao mundo que as mulheres estão atentas às injustiças “e lutando contra a opressão e a discriminação”, enfatizou.

A deputada estadual e presidente do PT de Camaçari, Luiza Maia, ressaltou que as mulheres não devem desistir de lutar pelo crescimento e que este é um momento para unir forças e buscar mais espaço e respeito na sociedade.

Ela aproveitou também para lembrar as conquistas que as mulheres de Camaçari tiveram nos últimos anos, como a criação da Secretaria da Mulher, a implantação da Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) e do Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires, que oferece acolhimento e orientações jurídicas e psicossocial às mulheres vítimas de violência.

A moradora do bairro Jardim Brasília, Isabel Rios, fez questão de acompanhar a marcha por reconhecer que se trata de “um momento democrático, em que as mulheres devem dizer não ao machismo”. Na oportunidade, ela parabenizou a Prefeitura pela promoção do evento.

Também participaram da marcha o grupo de samba de roda Espermacete, os grupos de capoeira Filhos de Maré e Estrela do Céu, além dos idosos do Conviver (Centro de Convivência dos Idosos de Camaçari).

A 7ª Marcha das Mulheres não encerra as atividades do Março Mulher, que ainda engloba palestras sobre as diversas temáticas femininas e o projeto Semu Mais Perto de Você, previsto para ser realizado no dia 22.

Presença

Estiveram presentes no evento a deputada federal Alice Portugal,  os secretários municipais do Governo, Sergio Paiva, do Esporte e Lazer, Marco Antonio, de Relações Institucionais, Anderson dos Santos, da Saúde, Vital Sampaio, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, da Habitação, João Bosco Quirelli, e da Cultura, Vital Vasconcelos

Marcaram presença também o diretor presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Alfredo Andrade, o Superintendente da STT (Superintendência de Transito e Transporte), Claudécio Taroba, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Téo Ribeiro (PT), os vereadores Gilvan Souza (PT), Patrícia Oliveira (PT), Otaviano Maia (PT), Marcelino (PT), Jackson Josué (PV) e a titular da Deam, Thaís Siqueira.  

 

Slideshow | 9 fotos

Evento celebra conquistas femininas

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.