Cerca de 9 mil pessoas prestigiaram a 24ª edição do Cinfancam (Concurso Intermunicipal de Fanfarras de Camaçari), neste domingo (20/10). O evento reuniu 19 fanfarras de 15 municípios baianos na praça da Simpatia.
Contente com a realização de mais uma edição do concurso em Camaçari, o prefeito Ademar Delgado lembrou que o Cinfancam incorporou a ideia do projeto Praça Viva, uma iniciativa da administração municipal.
“É bom ver o crescimento de eventos que atraem as famílias para os espaços públicos da cidade, especialmente para equipamentos importantes como a praça da Simpatia, fruto do Programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari”, opinou.
Com repertórios ecléticos e belas performances, as fanfarras arrancaram aplausos e emocionaram o público, como a moradora do bairro Gleba B, Márcia Nunes Bacelar. Ela levou a filha Melissa, de 1 ano e 8 meses, para assistir as apresentações. “Acompanho o Cinfancam há muito tempo. O concurso está lindo e ficou ainda melhor na praça da Simpatia”, disse.
Ao assistir pela primeira vez o Cinfancam, o casal Edineide Batista da Costa e Jailson Teixeira destacou a importância do evento. “Iniciativas como essa valorizam a cultura das cidades baianas e também são uma ótima opção de lazer”, disseram os moradores do Centro da cidade.
Com o apoio da Prefeitura Municipal, o Cinfancam, evento que é uma referência no Estado, é organizado pela Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) e envolve todos os integrantes do grupo. “Estamos muito felizes com a ampla participação da população no concurso”, revelou o presidente da Bamuca, Gilmar Joaquim, ao lembrar que todo o trabalho tem a finalidade de engrandecer as bandas e fanfarras.
Autor do projeto de lei que institui o primeiro domingo do mês de outubro como o Dia Municipal do Cinfancam, o líder do governo na Câmara, vereador Marcelino Filho (PT), destacou a importância do concurso para a população da cidade. “Essa é uma importante forma de incluir a nossa cultura e também oferecer oportunidades aos jovens”, disse.
Também prestigiaram o Cinfancam os secretários da Cultura, Vital Vasconcelos, da Fazenda, Camilo Pinto, da Educação, Luiz Valter de Lima, além do subsecretário da Educação, Demétrius Moura e do vereador Jackson Josué (SDD).