As histórias de quatro alunos, de quatro escolas diferentes, se encontram no karatê, esporte que aprenderam na Escola Municipal Clube de Mães, através do programa Mais Educação.
Camila Vitória dos Santos, de 12 anos, é aluna do 6º ano da Escola Municipal Cleuza Maria, e Alessandra dos Santos, de 11 anos, cursa o 5º ano na Escola Municipal Clube de Mães. As duas são faixas vermelhas e ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente, no Campeonato Baiano, realizado no mês de junho, em Salvador.
Além da competição, Alessandra ainda ocupou a segunda colocação na 1ª Copa Esporte Lazer de Karatê Interclubes, realizada no mês de maio, também na capital baiana. “Me sinto bem com o resultado e pretendo continuar no esporte”, afirmou a menina, que pratica a modalidade há 2 anos.
Luis Filipe Teles, de 12 anos, estudante do 6º ano da Escola Municipal Felix Joaquim de Moraes, também conquistou a primeira colocação no Campeonato Baiano. Além disso, o faixa laranja em karatê ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, realizado no mês de abril, em Aracajú.
O garoto se prepara para a etapa final do Brasileiro, que acontece entre os dias 14 e 18 de outubro, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Em seguida, Luis Filipe participa do Torneio Interclube, em Feira de Santana. “Essas conquistas me dão muito orgulho”, destacou o adolescente, ao acrescentar que continuará se empenhando para ser campeão mundial.
Quem também se prepara para o Torneio Interclube é Adailson da Silva Barbosa Junior, de 14 anos, aluno do 8º ano da Escola Municipal Professora Laurita Souza Ribeiro. Faixa verde, ele pratica karatê há cinco anos. “Fiquei em segundo lugar no Campeonato Baiano e em 3º na Taça Salvador”, contou.
Os resultados dos estudantes são motivos de orgulho para a treinadora Lenise Guedes, que atua no programa Mais Educação desde 2009. “O desenvolvimento deles tem sido muito grande. Percebemos a mudança também na vida deles, como estudantes e como filhos”, afirmou.
MAIS EDUCAÇÃO
Atualmente, 7 mil e 300 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, de 56 escolas da rede municipal, participam do Mais Educação, programa que inclui atividades esportivas e artísticas, desenvolvidas por 296 monitores. Iniciativa do governo federal, o Mais Educação é um incentivo para que as escolas tenham turmas em tempo integral.