Cerca de mil estudantes de instituições públicas realizaram neste sábado (15/09) a prova da 2ª fase da 8ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).
Destinadas aos alunos do ensino fundamental 2, as provas foram aplicadas no Centro Educacional Maria Quitéria e no CETEPS (Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia), ambas na sede do Município.
Na orla, os estudantes fizeram a prova no Centro Educacional Marquês de Abrantes, no distrito de Vila de Abrantes.
Aluno do 6º ano, Valdinei Sampaio, 12 anos, chegou entusiasmado para fazer a prova e lembrou que a Olímpiada é uma forma de avaliar o conhecimento adquirido em sala de aula. “Fazer a segunda fase é um grande passo para o meu crescimento como estudante”, disse.
Cursando o 9º ano e prestes a entrar no ensino médio, a estudante Natalia Castro, 14 anos, espera ter sucesso na 2ª fase da Olímpiada. “Fiquei empolgada quando passei na primeira etapa”, contou confiante.
A prova teve seis questões discursivas, cada uma valendo 20 pontos. Para conseguir a medalha de ouro, os estudantes devem alcançar uma nota superior a 75%, ou seja, de 90 a 120 pontos. Além da medalha, quem obtiver esse resultado ganha uma bolsa de iniciação científica Jr do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Jonhkleider Souza, estudante do 1º ano do ensino médio, pensou até em desistir, mas percebeu a importância de participar e ter o conhecimento avaliado. “O objetivo agora é conseguir a medalha de ouro. Estudei muito para isso”.
A OBMEP tem como objetivo identificar o conhecimento dos diversos segmentos da matemática, além de estimular o aprendizado e promover a inclusão social. A lista com os classificados deve ser divulgada dia 30 de novembro no site da OBMEP 2012.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC) e realizada através do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).