Estudantes realizam prova da 2ª fase

Iwwa Agência
Publicado 15/09/2012 06:09:12

Cerca de mil estudantes de instituições públicas realizaram neste sábado (15/09) a prova da 2ª fase da 8ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

Destinadas aos alunos do ensino fundamental 2, as provas foram aplicadas no Centro Educacional Maria Quitéria e no CETEPS (Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia), ambas na sede do Município. 

Na orla, os estudantes fizeram a prova no Centro Educacional Marquês de Abrantes, no distrito de Vila de Abrantes.   

Aluno do 6º ano, Valdinei Sampaio, 12 anos, chegou entusiasmado para fazer a prova e lembrou que a Olímpiada é uma forma de avaliar o conhecimento adquirido em sala de aula. “Fazer a segunda fase é um grande passo para o meu crescimento como estudante”, disse.

Cursando o 9º ano e prestes a entrar no ensino médio, a estudante Natalia Castro, 14 anos, espera ter sucesso na 2ª fase da Olímpiada. “Fiquei empolgada quando passei na primeira etapa”, contou confiante.

A prova teve seis questões discursivas, cada uma valendo 20 pontos. Para conseguir a medalha de ouro, os estudantes devem alcançar uma nota superior a 75%, ou seja, de 90 a 120 pontos. Além da medalha, quem obtiver esse resultado ganha uma bolsa de iniciação científica Jr do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Jonhkleider Souza, estudante do 1º ano do ensino médio, pensou até em desistir, mas percebeu a importância de participar e ter o conhecimento avaliado. “O objetivo agora é conseguir a medalha de ouro. Estudei muito para isso”.

A OBMEP tem como objetivo identificar o conhecimento dos diversos segmentos da matemática, além de estimular o aprendizado e promover a inclusão social.  A lista com os classificados deve ser divulgada dia 30 de novembro no site da OBMEP 2012.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC) e realizada através do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 

 

Slideshow | 5 fotos

Estudantes realizam prova da 2ª fase

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Inscrições para Gincana Cultural Virtual são prorrogadas para segunda-feira (25)

Inscrições para Gincana Cultural Virtual são prorrogadas para segun...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.