Estudantes realizam prova da 2ª fase

Iwwa Agência
Publicado 15/09/2012 06:09:12

Cerca de mil estudantes de instituições públicas realizaram neste sábado (15/09) a prova da 2ª fase da 8ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

Destinadas aos alunos do ensino fundamental 2, as provas foram aplicadas no Centro Educacional Maria Quitéria e no CETEPS (Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia), ambas na sede do Município. 

Na orla, os estudantes fizeram a prova no Centro Educacional Marquês de Abrantes, no distrito de Vila de Abrantes.   

Aluno do 6º ano, Valdinei Sampaio, 12 anos, chegou entusiasmado para fazer a prova e lembrou que a Olímpiada é uma forma de avaliar o conhecimento adquirido em sala de aula. “Fazer a segunda fase é um grande passo para o meu crescimento como estudante”, disse.

Cursando o 9º ano e prestes a entrar no ensino médio, a estudante Natalia Castro, 14 anos, espera ter sucesso na 2ª fase da Olímpiada. “Fiquei empolgada quando passei na primeira etapa”, contou confiante.

A prova teve seis questões discursivas, cada uma valendo 20 pontos. Para conseguir a medalha de ouro, os estudantes devem alcançar uma nota superior a 75%, ou seja, de 90 a 120 pontos. Além da medalha, quem obtiver esse resultado ganha uma bolsa de iniciação científica Jr do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Jonhkleider Souza, estudante do 1º ano do ensino médio, pensou até em desistir, mas percebeu a importância de participar e ter o conhecimento avaliado. “O objetivo agora é conseguir a medalha de ouro. Estudei muito para isso”.

A OBMEP tem como objetivo identificar o conhecimento dos diversos segmentos da matemática, além de estimular o aprendizado e promover a inclusão social.  A lista com os classificados deve ser divulgada dia 30 de novembro no site da OBMEP 2012.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC) e realizada através do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 

 

Slideshow | 5 fotos

Estudantes realizam prova da 2ª fase

Mais Notícias

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.