Estudantes participam do projeto de self-service

Iwwa Agência
Publicado 29/08/2016 03:08:34

Alunos do 3º, 5º e alguns do 4º ano da Escola Clube de Mães, no bairro Lama Preta, participam do projeto experimental de self-service da Seduc (Secretaria de Educação). A ação visa fortalecer a educação integral e a escola recebe verba do Programa Mais Educação.

No projeto, o horário de alimentar é também de educar. Os estudantes se servem sozinhos, o que fomenta a autonomia, além de acarretar na redução do desperdício, já que a criança pode escolher o que comer e a quantidade. Eles também são orientados em outras questões como mastigação, manuseio dos talheres e higiene, por exemplo, uma vez que todos lavam as mãos antes de comer.

A estudante do 3º ano, Gabriela da Cruz dos Santos, 9 anos, falou sobre a ação. “Acho bom porque posso escolher o que comer e a comida é sempre boa”. O colega José Eduardo Santos Nunes, 8 anos, aprendeu a se servir na escola e já adotou a prática também em casa. “Minha mãe me disse que já estou um homenzinho”.

A Escola Municipal Virgínia Reis, no Verdes Horizontes, também integrou a ação há cerca de duas semanas. Já participavam do projeto a escola municipal Angiolina Teixeira de Souza e a Experimental Professora Marina Tavares Cardoso. No total são beneficiados cerca de 600 alunos, nas quatro escolas.

Para este ano letivo, a meta da Seduc era que cinco escolas participassem da iniciativa, o que deve acontecer nos próximos dias a partir da inclusão da Escola Normal de Camaçari.

Para a implantação do projeto foi necessária a aquisição do balcão térmico com cubas, que aconteceu através do recurso do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) Integral, destinado para a execução do Programa Mais Educação. A proposta surgiu na Seduc, através da coordenação do Programa Mais Educação, que ao longo da gestão pedagógica vem fomentando estratégias inovadoras junto aos gestores escolares e demais educadores para potencializar a educação integral.

Slideshow | 7 fotos

Estudantes participam do projeto de self-service

Mais Notícias

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.