Os estudantes do ensino fundamental II (5ª à 8ª série) e do ensino médio de Camaçari realizam nesta terça-feira (26/08), as provas da primeira fase da 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A avaliação será aplicada das 13h30 às 17h, na própria escola.
Alunos de, aproximadamente, 30 escolas do Município se inscreveram para a competição, dividida em três níveis: 1º formado por estudantes da 5ª e 6ª série; 2º da 7ª e 8ª série e 3º do ensino médio. Do total de inscritos pelas escolas, apenas os 5% de cada nível que apresentarem o melhor desempenho nas provas se classificam para a segunda fase, prevista para ser realizada no dia 8 de novembro.
Aos vencedores serão concedidas medalhas de ouro, prata e bronze, assim como certificados de menção honrosa e bolsa para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP. Além dos alunos, a Olimpíada premia o professor, a escola e a Secretaria da Educação campeã.
Ao professor, será oferecido um curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A escola ganha um aparelho de televisão e de DVD e livros para composição de uma biblioteca básica em matemática e ciências ou troféu, a depender da classificação. As secretarias de Educação serão premiadas com troféus.
A relação dos classificados na primeira fase e local de prova da segunda etapa serão divulgados no dia 15 de outubro. O resultado final da Olimpíada será apresentado em fevereiro de 2009.
O evento, realizado pelo IMPA e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), é promovido pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação. O objetivo da ação é estimular o estudo de matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, incentivar o ingresso dos alunos nas áreas científicas e tecnológicas e incentivar o aperfeiçoamento dos professores.