Estudantes iniciam visitas ao Unica

Iwwa Agência
Publicado 07/07/2011 01:07:43

Começou na manhã desta quinta-feira (07/07), a visitação dos alunos do 9º ano de escolas da rede pública municipal de ensino de Camaçari, integrantes do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, ao museu de Ciência e Tecnologia, o Unica (Universo da Criança e do Adolescente).

Cerca de 30 estudantes da Escola Municipal São Thomaz de Cantuária deram início às visitas. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre a Seduc (Secretaria da Educação) e a Cidade do Saber.

Durante cerca de duas horas, a turma embarcou em uma viagem mágica pelos caminhos do conhecimento. A experiência começou no Memorial do Pólo, que retrata a trajetória do maior complexo industrial da América Latina. Os jovens ainda assistiram a uma pequena peça teatral produzida pelos monitores do museu.

Na sequência, os alunos desfrutaram dos 40 experimentos divididos entre os setores de eletricidade e magnetismo, óptica e ondas mecânicas e energia, 50 jogos matemáticos de estratégia e raciocínio e mais 50 quadros de ilusão de óptica, instalados em uma área de 300 metros quadrados.

De acordo com o pequeno Elias Alves de Carvalho, 12 anos, o museu é encantador. “Nunca passou por minha cabeça que Camaçari pudesse ter um lugar como esse. Estou encantado com tudo isso”, revelou o morador do bairro Verdes Horizontes.

Para Vitor Nunes, de 14 anos e morador da localidade Parque das Mangabas, o museu está aprovado. “O Unica estimula a nossa curiosidade, e assim nós perguntamos e aprendemos ainda mais”, declarou.

O professor de educação física, Wolfrand Silva acompanhou os estudantes durante a visita, afirmou que todos os equipamentos que favorecem o aprendizado, sobretudo de forma mais prática e dinâmica, são muito importantes.

 

O PROGRAMA

 

Criado pela Seduc (Secretaria da Educação), em parceria com a Cidade do Saber, o programa de Iniciação Científica, que teve início em maio deste ano, deve beneficiar cerca de 4 mil estudantes do Município até o final do ano letivo.

O objetivo é proporcionar suporte em iniciação científica através das visitas ao espaço lúdico-educativo, onde os alunos são acompanhados por professores da unidade de ensino e mediadores do museu, além da realização de encontros no espaço para o aprofundamento da pesquisa e produção de experimentos por parte dos estudantes.

Os materiais produzidos pelos alunos serão expostos no E7 em Cena, evento realizado anualmente pela Seduc, também em parceria com a Cidade do Saber, que serve como mostra artística e científica das escolas municipais.

Realizada em concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de Ciências, a iniciativa faz parte dos sete eixos estruturantes da Política Educacional de Camaçari que são esporte, arte-educação, informática educacional, educação inclusiva, educação ambiental, ciências experimentais e robótica.

 

VISITAS

 

O Unica pode ser visitado por qualquer pessoa, em grupo ou não, mediante agendamento prévio. As terças, quintas e sextas-feiras são reservadas para alunos da rede municipal de ensino e as segundas e quartas-feiras para os demais grupos. As visitas individuais podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, e das 16h às 17h.

As marcações podem ser feitas através do telefone (71) 3644-1631, ramal 230. Os valores dos passaportes individuais são R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A entrada é gratuita para estudantes da rede pública municipal que integram o programa de iniciação científica.

Slideshow | 3 fotos

Estudantes iniciam visitas ao Unica

Mais Notícias

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores de RHs

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores d...

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barra do Jacuípe

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barr...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.