Os alunos do 4° ano do CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança) realizaram nesta terça-feira (10/11) apresentações de Jogos e Danças Africanas e Indígenas que integram a programação do Novembro Negro. As atividades foram frutos da pesquisa dos alunos e têm o objetivo de promover a aproximação e conhecimento da cultura brasileira para apropriação do indivíduo desde a infância.
As iniciativas aconteceram para os alunos do turno matutino e mostrou um jogo indígena – o futebol de cabeça, um africano – o labirinto, e o Jongo, uma dança africana que permitia a comunicação entre os escravos, os quais contavam as tristezas e sofrimentos por meio da dança.
O estudante Robert de Jesus Santos, de 10 anos, participou das apresentações e disse que o que mais gostou foi da dança, porque entendeu a história e a achou bonita. Na oportunidade, também foram realizadas demonstrações de outras brincadeiras como peteca, pegando o pau e pulando o feijão.
Durante todo o ano a escola realiza o projeto Inclusão Cultural gera Inclusão Social – Educação e Interculturalidade, projeto político pedagógico do CAIC que trata as questões do negro e do indígena ao longo do ano letivo.
RODA DE DIÁOLOGO
Na quarta-feira (11/11) acontece a roda de diálogo Imprensa na Promoção da Igualdade e Lançamento da Rede Comunica. A atividade será realizada no Teatro Alberto Martins, a partir das 18h.