Com a proximidade do verão, crescem os casos de dengue em todo país. Preocupada em garantir a saúde dos moradores durante a estação, já que o calor facilita a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensificou as ações do projeto Dengue fora daqui. A campanha começou segue até domingo (19/10).
Além de palestras educativas em escolas, empresas, igrejas e associações comunitárias, o projeto prevê a distribuição de panfletos educativos, folders, faixas e cartazes com informações de como evitar o mosquito. A equipe da CCZ ainda monta um estande onde o Aedes Aegypti pode ser visualizado através de microscópio.
O CCZ também tem feito visitas às residências e comércio da cidade. Os agentes comunitários de saúde fazem monitoramento dos estabelecimentos, tratamento dos reservatórios de água, inspeção para detecção dos focos da dengue, distribuição de capas de tonéis e presta informações de como prevenir a propagação do mosquito. Desde janeiro deste, já foram distribuídas 8.300 capas.
O objetivo do projeto é informar a população sobre as formas de prevenção da dengue e formar multiplicadores no combate à doença. Ao todo, são 137 profissionais envolvidos na campanha de conscientização da comunidade.
PROGRAMAÇÃO
O programa de palestras beneficia nesta terça-feira (14/10), os alunos da escola estadual José Freitas. Já a visita técnica, com distribuição de capas de tonéis, será no bairro Cristo Redentor, que recebe a equipe da CCZ até o dia 19/10. Na quarta-feira (15/10), será realizada palestra no Esporte Clube Cruzeiro, às 19h, no Alto da Cruz, e na escola municipal Anísio Teixeira, durante os três turnos.
No dia 16/10, a palestra será realizada para os profissionais da empresa Odebrecht, no Pólo Petroquímico, entre 10h e 14h30. A escola Lídia Coelho Pinto, em Arembepe, recebe a equipe da CCZ pela manhã, a tarde e às 19h.
Sexta-feira (17/10) a palestra permanece pela manhã e a tarde para professores e alunos da escola de Arembepe, Colégio Evangélico Vida Nova, em Vila de Abrantes e Igreja Católica Santo Antônio, no bairro Alto do Triângulo. O último marcado para as 19h. Sábado (18/10) as atividades se concentram no bairro Cristo Redentor.
No dia 19/10, a palestra será proferida na igreja São Paulo Apóstolo, às 9h, no Ficam, e mais tarde, às 19h, para comunidade católica do Cristo Redentor, no bairro Cristo Redentor.