Estireno inaugura unidade no Pólo de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 11/03/2009 04:03:18

Em tempos de crise, a reabertura de uma empresa é um ato bastante expressivo por contribuir para o aquecimento da economia. O Brasil vai atravessar este momento e continuar crescendo e Camaçari vai contribuir para isso.

A garantia foi dada pelo prefeito Luiz Carlos Caetano, durante a cerimônia de inauguração da EDN – Estireno do Nordeste S.A, que integra o grupo Unigel S.A e está instalada no Pólo Industrial de Camaçari.

Presente no evento, realizado na manhã desta quarta-feira (11/03), o governador Jaques Wagner avaliou que a crise é resultado do capital especulativo e se mostrou a favor da riqueza oriunda da produção.

“Dinheiro em banco tem que render pouco para estimular as pessoas a investir em produção e, assim, gerar mais dinheiro, como os dirigentes da EDN estão fazendo”. O governador declarou ainda que, mais importante do que abrir um novo negócio é não deixar fechar um já existente.

Na ocasião, o governador Jaques Wagner fez questão de expressar total descontentamento com a postura adotada pela empresa Britânia do Nordeste que fechou as portas no último mês sem, ao menos, procurar o governo para discutir o assunto. “É muito fácil receber os incentivos fiscais e depois, simplesmente, fechar as portas e ir embora”.

No ano passado, a planta da EDN foi adquirida pela Unigel, da Dow Química, fábrica desativada em 2007 por conta da competitividade do mercado.

Com isso, além de resgatar uma planta que havia sido desativada e abrir novas vagas de emprego, o grupo Unigel reaproveitou parte do corpo de funcionários da antiga fábrica na linha de produção e laboratório e hoje conta com cerca de 150 trabalhadores. A empresa ainda se consolidou no Estado com a abertura de mais uma unidade.

De acordo com o presidente da Unigel S.A., Henri Slezynger, a reativação da fábrica representou investimento na ordem de R$ 100 milhões. Durante a cerimônia de inauguração, ele anunciou novos investimentos para a ampliação da unidade, que visa duplicar a produção em 2010.

Após os pronunciamentos, os executivos da empresa, o governador Jaques Wagner, o prefeito Luiz Caetano e secretários do Estado, acionaram juntos, a sirene que marcou, simbolicamente, o início das operações da unidade. Em seguida, todos saíram em visita à planta.

A EDN vai produzir 185 mil toneladas/ano de etilbenzeno e 160 mil toneladas/ano de monômero de estireno. As substâncias são matérias-primas utilizadas na indústria de embalagens, fibras têxteis, construções civis, automóveis, eletrodomésticos, eletrônicos e produtos agrícolas.

Além da EDN, o grupo Unigel S.A. possui outras duas fábricas instaladas no Pólo Industrial de Camaçari, a Acrinor e a Unigel Plásticos. Há ainda, mais três unidades no Estado da Bahia, base de atuação do grupo.

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.