Cinco projetos de Camaçari foram aprovados no Edital Demanda Espontânea da Secretaria da Cultura do Estado. O resultado da seleção, que saiu na última segunda-feira (17/10), contemplou 216 projetos, sendo 95 de cidades do interior. As iniciativas representam um investimento de mais de R$ 14,7 milhões.
Entre os projetos de Camaçari estão, Meu Terreiro Alumiô – Cultura Popular Tradicional nas Escolas/2012, de autoria da subsecretária da Municipal da Cultura, Elisângela Sena, o 3º Palco da Cidade – Edição 2011, proposta de Clemente José Dantas Júnior, e o Curto Circuito – Espaço Cultural, idealizado pelo Instituto Professor Raimundo Pinheiro (Cidade do Saber).
De acordo Elisângela Sena, a qualidade dos projetos superou as expectativas da Secretaria da Cultura do Estado, que este ano conseguiu aumentar a verba do financiamento das propostas em aproximadamente 400%. “Inicialmente, o valor pago era de R$ 3,5 milhões”, ressaltou a subsecretária.
O Edital Demanda Espontânea é uma modalidade de apoio do Fundo de Cultura que foi criado com o objetivo de apoiar todo tipo de iniciativa cultural que não esteja contemplada por editais temáticos, de linguagens ou de áreas específicas. Por não ter aberto editais temáticos em 2011, a iniciativa se tornou a principal ação do Fundo de Cultura, neste ano.

O projeto Palco da Cidade foi um dos aprovados -