Estádio Armando Oliveira sediará prova regional de engenharia e automobilismo

Iwwa Agência
Publicado 12/11/2010 02:11:52

Os apaixonados por automobilismo terão a oportunidade de apreciar, neste final de semana, a 5ª Baja SAE Brasil – Etapa Nordeste 2010.

A prova, que é aberta ao público, será realizada domingo (14/11), a partir das 10h, na pista de Bicicross, no Estádio Municipal Armando Oliveira.

O evento pretende formar corpo técnico para o desenvolvimento da indústria automotiva no país. Estarão reunidos cerca de 200 estudantes do curso de engenharia de várias universidades do Nordeste que aceitaram o desafio de projetar e construir um veículo Off Road conforme as especificações da SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), no que diz respeito a segurança, dirigibilidade, aceleração, frenagem, subida em rampa, além de um motor padrão. 

A competição já faz parte do calendário nacional do ramo industrial e universitário. Para a conclusão do projeto, os estudantes terão que angariar recursos, integrar diversas áreas do conhecimento e desenvolver uma visão sistêmica da Engenharia.

Para o secretário do Esporte e Lazer de Camaçari, Raimundo Blumeti, “sediar uma competição como esta é importante, pois estimula os estudantes de engenharia do Município”.

A competição conta com representantes dos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. Ao todo, 13 equipes estão inscritas na competição, representando 10 instituições de ensino superior.

A Bahia irá participar com duas equipes, uma da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UFVSF), concorrendo com a equipe Baajatinga, e outra da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a equipe Carpoeira.

A Secretaria do Esporte e Lazer (Sedel) é parceira do projeto e colabora desde 2005 para a realização do evento no Município. 

PROGRAMAÇÃO

Dia 12/11

Apresentação oral dos projetos e visita a área de manufatura do Complexo Industrial Ford Nordeste.

Dia 13/11

Os juízes/engenheiros da indústria automotiva avaliarão os carros nos quesitos segurança, conforto, regulagem de motor, subida de rampa, tração e desempenho de dirigibilidade.

Dia 14/11

Das 10h às 13h, os carros serão submetidos ao enduro de resistência, com duas horas de duração.

Foto: Sedel

Baja SAE Brasil acontece em Camaçari há 5 anos -

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega 29 cadeiras de rodas para usuários do CER II

Prefeito Elinaldo entrega 29 cadeiras de rodas para usuários do CER II

Campeonato Baiano de Futebol Feminino é o destaque do fim de semana esportivo

Campeonato Baiano de Futebol Feminino é o destaque do fim de semana...

Fonte do Buraquinho recebe visita de alunos da rede municipal

Fonte do Buraquinho recebe visita de alunos da rede municipal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us