O esquema de segurança que será utilizado pelo 12º BPM (Batalhão da Polícia Militar) de Camaçari para o Camaforró 2016 foi apresentado na tarde de terça-feira (21/06), na sede da corporação, no bairro Ponto Certo. Ao todo, serão empregados 216 policiais militares, que atuarão em policiamento a pé e motorizado (carros e motos), e se revezarão nos três turnos, nos dias 23 e 24 de junho.
O 12º BPM também contará com o apoio de outras unidades da PM, a exemplo da Rondesp (Rondas Especiais), da CIPE/P.I (Companhia Independente de Policiamento Especializado/Polo Industrial), do BEPE (Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos), e do Subgrupamento de Bombeiro Militar de Camaçari, os quais, além do efetivo, empregarão viaturas em apoio ao 12º Batalhão. Caso seja necessário, o policiamento de Camaçari terá apoio do GRAER (Grupamento Aéreo) da PM.
O Espaço Camaçari, local onde ocorrerá o mais tradicional São João da Região Metropolitana, contará com a forte presença da PM a partir das 18h do dia 23. Além de garantir a segurança interna, o policiamento será estendido à área adjacente e contará com diversas ações de abordagens e orientações ao público.
Para promover uma melhor articulação das ações voltadas para o evento, o esquema de segurança será realizado em parceria com a STT (Superintendência de Trânsito e Transporte), a Fiscalização Integrada, a 18ª Delegacia de Polícia de Camaçari, a DEAM (Delegacia Especial de Atenção À Mulher) e o Juizado de Menores.
De acordo com o comandante do 12º BPM de Camaçari, o tenente-coronel Henrique Melo, o policiamento que é feito rotineiramente na cidade não sofrerá alteração.
A orientação do comandante aos frequentadores do Camaforró é que aproveitem toda a alegria do festejo com prudência e responsabilidade e não esqueçam dos cuidados básicos como, por exemplo, verificar a documentação pessoal e do veículo, caso tenha, evitar levar bolsa ou sacolas para o local do evento e o uso de objetos de valor.
Para ter acesso ao evento todos passarão por busca pessoal inclusive com detectores de metais.

Reunião discute esquema de segurança do Camaforró -