O ex-governador da Bahia, Waldir Pires, participou, nesta quinta-feira (13/10), no Centro Educacional Yolanda Pires, da homenagem prestada pela Prefeitura de Camaçari à memória da sua esposa, Yolanda Pires, falecida em 2005. A cerimônia, realizada no auditório da escola, localizada no bairro Jardim Limoeiro, foi acompanhada por secretários municipais, gestores, professores e alunos da instituição.
Emocionado, o secretário da Administração, Ademar Delgado, que na ocasião representou o prefeito Luiz Caetano, declarou que o ex-governador “é um exemplo de homem público que sempre lutou pelas transformações sociais do país”.
Segundo o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, a homenagem se estende ao ex-governador pela contribuição que ele deu ao desenvolvimento político e sócio-econômico do país. “É importante que a comunidade conheça a história das personalidades que dão nome às unidades escolares da cidade”, destacou o secretário.
Na ocasião, Waldir Pires relatou a trajetória de sua vida, a exemplo do período que ficou exilado na França, onde voltou a exercer o ofício de professor. “A grande dificuldade do exílio é conseguir um emprego e não precisar depender da solidariedade dos outros”, disse.
O ex-governador lembrou o companheirismo da esposa, ao agradecer o reconhecimento e a homenagem feita pela Prefeitura. “Toda vez que venho ao Município minha alma fica feliz, sobretudo porque hoje, enxergo na cidade um caminho que sempre desejei para a Bahia e para o Brasil”.
Em seguida, Waldir Pires e os secretários municipais entregaram à diretora da escola, Josefa Gonçalves, a foto da homenageada, que ficará na sala da diretoria. O ex-governador ainda fez questão de conhecer as instalações do colégio, que passou por reconstrução e foi reinaugurado em março deste ano. “A escola integrada ao bairro é um padrão de referência que deve ser seguido por todos os municípios”, destacou Waldir.
A cerimônia foi prestigiada pelos secretários de Relações Institucionais, Ademar Lopes, de Relações Internacionais, Raimundo Blumetti, e da Mulher, Aurenita Castillo, além do coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim.
Estiveram presentes também as subsecretárias da Educação, Graça Guimarães, e da Saúde, Sandra Pelegrino, o diretor da Vigilância em Saúde do Município, Marcos Nogueira, e a coordenadora dos Anos Finais da Seduc (Secretaria da Educação), Carmem Lúcia.