A integração entre o esporte e a educação é um dos pilares da atual administração de Camaçari. Prova disso, são os programas desenvolvidos pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), como as Escolinhas de Iniciação Desportiva e o Segundo Tempo.
Através do incentivo ao esporte, é possível incluir socialmente muitos jovens. As escolinhas da Sedel oferecem cinco mil vagas para pessoas entre 7 e 17 anos de idade. Para participar das aulas, é necessário estar estudando regularmente.
As modalidades oferecidas são futebol, futsal, vôlei, karatê, judô, capoeira, bicicross, patins, handebol, ginástica rítmica, boxe, natação, tênis de mesa e atletismo.
As aulas, ministradas de segunda a sexta-feira, acontecem de manhã e à tarde, em núcleos nos bairros do Ficam e Triângulo, praça Abrantes, Clube Social, Estádio Armando Oliveira, Areias, Vilas de Abrantes e Arembepe.
Já o programa Segundo Tempo, do governo federal, atende jovens em idade escolar com a prática de modalidades esportivas orientadas por professores de educação física e aulas de cidadania.
Os alunos recebem merenda, fardamento e têm acesso à prática de esportes nas escolas municipais, espaços públicos e associações de moradores.
A Prefeitura, através de parceria entre a Sedel e a Secretaria da Educação (Seduc), investe nas iniciativas esportivas, pois fortalecem a inserção dos jovens na sociedade, além de estimular a disciplina, trabalho em equipe e organização.