Através de convênio firmado com a Fundação Cultural CA & Ba, a Secretaria de Assistência Social (Seas) está realizando 20 apresentações teatrais da peça Cuidando do Futuro do Brasil, abordando como tem o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A peça será encenada nesta quarta-feira (17/12), às 9h30, na escola Modelo.
O espetáculo é encenado desde o início de dezembro, em escolas e associações para famílias atendidas pelo Cras/Casa da Família (Centro de Referencia da Assistência Social), crianças e adolescentes que participam do Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) e Casa da Criança.
A iniciativa tem o objetivo de esclarecer as crianças e adolescentes sobre os tipos de explorações a que são submetidas. Depois das apresentações, a equipe do Creas (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) realiza debates onde são mostrados e denunciados vários casos.
Para o secretário Carlos Silveira, a ação é muito importante, pois esclarece a população sobre um assunto delicado e estimula a participação da comunidade no combate à violência.
ATENDIMENTO
Há dois anos, a Prefeitura presta atendimento a crianças, adolescentes, famílias em situação de risco e vítimas de abuso e exploração sexual. O serviço é garantido pelo Creas, no Phoc 2 e Serviço Sentinela.
Eles orientam, dão proteção e fazem acompanhamento psicossocial individualizado, com equipe composta por assistente social, psicólogos, advogados, educador social e pedagogo.
Para denunciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, a população deve procurar o Conselho Tutelar do Município, delegacias, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude e o serviço Sentinela. A denúncia também pode ser feita pelo Disque 100 e o 0800-284-7744.