A população de Camaçari, em especial a comunidade artística, está em festa. Neste sábado (01/09), a Prefeitura entrega oficialmente o Teatro Alberto Martins. O equipamento público deve se consolidar como um dos mais importantes para a propagação cultural da cidade. Na oportunidade, acontece a abertura do evento Dia Municipal do Rock, a partir das 19h.
O teatro, cujo nome é uma homenagem póstuma ao dramaturgo do Município, assume um novo conceito de espaço cultural por possuir vários ambientes para uso simultâneo. Na área de 1.161 metros quadrados foram construídos diversos ambientes para atividades culturais, divididos entre a parte interna e externa.
O novo espaço cultural é climatizado e equipado com iluminação e aparelhagem de som específico, com capacidade para 182 lugares. A estrutura conta com o foyer para exposições artísticas, sala técnica, dois camarins, um roupeiro utilizado para acomodação de figurinos, dois sanitários e dois depósitos para armazenagem de materiais de som, iluminação e cenografia.
Para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência, foram instaladas rampas e um elevador que propicia o acesso ao andar superior, onde ficam a sala da administração e um auditório incrementado com projetor e tela de projeção com capacidade para 50 pessoas.
Na área externa foi construído um palco ao ar livre, como um espaço alternativo para apresentações musicais, teatrais e de dança. O ambiente dispõe de sanitários e quiosques.
De acordo com o secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, a estrutura física passou por tratamento acústico, por meio de revestimento especial, o que favorece a realização simultânea de eventos, sem que haja a interferência sonora de em espaço para o outro.
DIA MUNICIPAL DO ROCK
Para celebrar a entrega do Teatro Alberto Martins, a Coopera Rock, cooperativa de bandas de rock’n roll de Camaçari, realiza sábado (01/09) e domingo (02/09) o Dia Municipal do Rock, instituído pela Lei Municipal 34/2009.
A programação do sábado contará com as apresentações das bandas The Pivos, Declinium, Diário Urbano, Urublues e Psicopop. No domingo, sobe ao palco uma das maiores referências do rock nacional, o cantor Nasi, ex-vocalista do extinto grupo Ira!, além de Rege FX, Moby Dick, Ladrões Engravatados e Clube de Patifes. Os shows acontecem a partir das 19h.
Para o vocalista da banda Clube dos Patifes Pablício Pablues, o evento projeta os artistas no cenário musical. “Iniciativas como esta favorecem o profissionalismo das produções locais, sobretudo pela participação de Nasi, um dos símbolos do rock brasileiro”, avalia.
Na oportunidade, o fotógrafo Marilton Trabuco fará uma exposição de registros que marcam a trajetória do rock’n roll no Município. As fotografias serão expostas nos dois dias na área externa.
De acordo com o presidente da Coopera Rock, Flávio Guerra, a realização do Dia Municipal do Rock é considerada uma conquista significativa para os artistas de Camaçari.