O Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires, gerido pela Semu (Secretaria Municipal da Mulher), contabilizou 1.200 atendimentos em 2012. Na tarde desta quarta-feira (19/12), durante o encerramento dos trabalhos, 15 mulheres participaram de atividade especial e da confraternização.
Na oportunidade, todas foram unânimes em afirmar que os atendimentos prestados pelo centro, como assistência psicológica, jurídica, oficinas e palestras, foram decisivos para a recuperação da autoestima e da mudança no estilo de vida, sobretudo das mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social.
A moradora da Gleba A, Vanessa Nunes, 30 anos, declarou que após passar a frequentar o espaço a vida se ficou melhor. “Tive uma recaída da depressão, após a morte da minha mãe no ano passado. Na ocasião, fui orientada a procurar o Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires e confesso que estou grata por tudo que fizeram por mim”, declarou.
Ele ainda afirmou que se sente acolhida com o tratamento carinhoso proporcionado por todas as profissionais e deseja que o governo desenvolva outras iniciativas para atender as mulheres.
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires, Cathilene Vieira, desde que o espaço foi inaugurado pela Prefeitura, em 2009, foram contabilizados aproximadamente 5 mil atendimentos.
Segundo ela, 49% das mulheres atendidas ainda não conquistaram independência financeira, 47% são negras vitimas pela violência doméstica e agredidas pelos companheiros por mais de sete vezes, 46% não concluíram o ensino fundamental e 33% estão na faixa etária entre 26 e 35 anos.
A coordenadora informou também que a unidade retoma as atividades na segunda quinzena de janeiro. No entanto, os atendimentos de emergência representam situações especiais irão permanecer mesmo durante o recesso.
O Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires possui oito salas, auditório com capacidade para 60 pessoas, área verde, estacionamento, copa e sanitários e está localizado na rua Ambrósia, s/n, bairro 2 de Julho.

Centro de Referência na Atenção à Mulher -