Maio é o mês dedicado às mães e para celebrar a data, comemorada no último domingo (10/05), o Espaço Conviver (Centro de Convivência do Idoso) promoveu um momento de descontração para os 150 idosos participantes do grupo Vida em Movimento, mantido pelo espaço.
Além de homenagear as mães, o encontro, realizado na manhã desta terça-feira (12/05), serviu como mais uma forma de estimular a interação e a troca de experiência entre os idosos. Durante o evento, eles foram brindados com uma apresentação musical e sorteio de brindes.
O evento foi mais do que especial para a aposentada Joana Santos, que hoje comemora 75 anos de vida. De família grande, composta por seis filhos, 15 netos e seis bisnetos, a ex-cozinheira moradora do bairro Gravatá declarou que as atividades do centro são essenciais à saúde. “Festejar o dia das mães e meu aniversário no Centro, com a presença dos amigos que fiz aqui, é muito gratificante”.
Apelidada de “pipoca” pelos companheiros do Conviver, por não ficar parada um só minuto, Maria Olga da Silva, de 68 anos, é a vitalidade em pessoa. Moradora do Loteamento Montenegro, ela é mãe de oito filhos, tem 18 netos e quatro bisnetos. No Conviver ela participa de quase todas as atividades. Segundo ela, a socialização promovida no espaço ajudou bastante depois da aposentadoria. “Sei que o dia das mães é todos os dias, mas fico feliz com uma comemoração especial”, ressaltou.
Atualmente, mais de 700 idosos são cadastrados no Espaço Conviver, que promove palestras, atividades físicas, artesanato, coral, danças, alfabetização através da EJA (Educação de Jovens e Adultos), cursos de qualificações, acompanhamento com nutricionistas, passeios e assistência social.
Mantido pela Prefeitura, por meio da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), o Espaço Conviver fica na rua Francisco Drummond, Centro.