A Biblioteca Municipal Infantojuvenil é um espaço criado pela Prefeitura, através da Secult (Secretaria da Cultura), com o intuito de incentivar a leitura de crianças e jovens, por meio de atividades culturais e lúdicas. Localizado na praça Abrantes, no centro da cidade, o equipamento público recebe uma média mensal de 500 visitas, geralmente de estudantes das mais variadas faixas etárias e níveis de escolaridade.
Com acervo de aproximadamente 3 mil livros, que vão desde títulos de clássicos infantis até publicações didáticas, a biblioteca conta ainda com 12 profissionais, dentre eles, monitores. “Gosto de vir aqui porque aprendo mais e faço novas amizades”, revelou Victor Dórea, 12 anos, estudante do 4º ano da Escola do Natal.
O local promove também oficinas de desenho e pintura, ocasião em que as crianças têm a oportunidade de colocar em prática os dotes artísticos. Todo o material produzido é exposto na sala de empréstimo e leitura para apreciação dos visitantes.
No sentido de incrementar as ações desenvolvidas no espaço, foi inaugurada neste ano a brinquedoteca, uma sala equipada com brinquedos que estimulam o raciocínio e a coordenação motora das crianças.
Os irmãos Andréia dos Santos, Leanderson e André Luiz, de 10 e oito anos, respectivamente são frequentadores assíduos da biblioteca e aprovam o local. “A gente se diverte e estuda no mesmo lugar, por isso, gosto muito daqui”, declarou Andréia.
Para entreter a comunidade durante todo o ano, a Biblioteca Infantojuvenil elaborou uma programação que inclui apresentações de peças teatrais, recitais de poesias, exibições de vídeos sobre temas diversos, animação infantil, contação de história e pintura de rosto.
Datas comemorativas, como o Dia do Livro, das Crianças, do Estudante e Folclore são festejadas com apresentações especiais. No rol das ações programadas, estão previstas a realização do projeto Leitura na Praça, entre os meses de setembro e outubro, desfile da Beleza Negra Mirim, em referência ao dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro e, por fim, apresentações de corais, no mês de dezembro, em alusão ao Natal.
A Biblioteca Infantojuvenil está aberta também à visitação das escolas. Para isso, é necessário o agendamento prévio através do telefone 3621-7559
EMPRÉSTIMO
Toda a comunidade pode ter acesso ao acervo da biblioteca para utilizar no local ou levar os títulos para casa. Para os que optarem pelo empréstimo é necessário realizar um cadastro.
Os interessados devem dirigir ao espaço, munidos das fotocópias do RG e comprovante de residência, além de uma fotografia 3×4. A ficha pode ser feita em nome da criança ou adolescente, porém é imprescindível a assinatura do responsável.
Cada livro ou revista é concedido pelo prazo de cinco dias.