Oferecer, cada vez mais, uma ampla assistência social à população de Camaçari. Este é o objetivo do Núcleo de Atendimento à Família, novo método de acolhimento implantado há um mês pela Sedes (Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social).
Atualmente, cerca de 800 pessoas são assistidas pelo Núcleo de Atendimento à Família, que funciona em três unidades instaladas na localidade de Parafuso e nos distritos de Vila de Abrantes e Barra do Pojuca.
Instalado no local onde funcionava o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), o núcleo visa fortalecer as ações de prevenção da situação de risco e de vulnerabilidade social. Para isso, faz o encaminhamento das famílias para programas e projetos sociais, acompanhamento familiar, através de atendimento de psicólogo e assistente social, além de ações educativas, como palestras e oficinas sobre temas diversos.
Para as técnicas responsáveis pelo desenvolvimento das atividades do Núcleo, a psicóloga Luciana Freitas e a assistente social Silvana Sandes, o número de interessados nas ações executadas pelo setor aumentou com a nova dinâmica de trabalho implantada há um mês.
Entre os fatores que contribuíram para o aumento da demanda está a nova forma de atendimento, que antes era realizado individualmente e agora passou é feito em grupo, a exemplo do encontro de gestantes, realizado na manhã de hoje (30/07), no Núcleo de Parafuso.
Grávida de trigêmeos, Fabíola de Jesus Matos está no oitavo mês de gestação e faz questão de participar das atividades. “Aqui recebo importantes orientações para seguir com uma gravidez saudável”, disse a moradora de Parafuso.
O Núcleo de Parafuso ainda realiza atividades itinerantes, a fim de continuar a mobilização comunitária e prestar esclarecimentos para a população, que reside longe das instalações da unidade, sobre os serviços socioassistenciais da rede do Município.