Escolinhas de futebol beneficiam 400 jovens

Iwwa Agência
Publicado 24/07/2009 04:07:40

Ver jovens bem encaminhados e com acesso a educação, esporte e lazer é uma das prioridades da Prefeitura de Camaçari, que beneficia 400 jovens, entre 6 e 17 anos, através do projeto Escolinhas de Futebol.

O objetivo da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) é ampliar o número de beneficiados até o final do ano, através do programa Segundo Tempo, do governo federal.

Com a expansão do atendimento, jovens da zona rural, também serão contemplados, e os da orla, reintegrados as aulas. Os alunos recebem todo o material esportivo e alimentação, transporte e hospedagem, em competições fora do Município.

Oito profissionais, entre coordenadores, gerentes, e equipe técnica, garantem o sucesso do projeto municipal.

Para Carlenilton Vieira, 12 anos, aluno do núcleo do Estádio Armando Oliveira, participar da escolinha de futebol é o que mais motiva a ter boas notas na escola. “Futebol é a minha paixão, mas aprendi que nós temos que ser craque não só em campo. Temos que ser bons também na escola”, falou.

Wesley Silva, 11 anos, compartilha da mesma opinião do colega e acrescenta, “é melhor estar aqui entre amigos, adquirindo conhecimentos, do que na rua, exposto a violência”.

O principal pré-requisito para participar das aulas é manter um bom desempenho escolar. De acordo com a Sedel, os professores acompanham de perto o desenvolvimento pedagógico, social e técnico das crianças, e nos casos mais graves, vão até a escola do aluno.

Os alunos das escolinhas de futebol estão distribuídos em três núcleos, nos bairros do Ficam, Triângulo e no Estádio Armando Oliveira e em mais quatro escolas parceiras, localizadas nas comunidades de Parafuso, Parque Verde, Novo Horizonte e Parque Satélite.

Ao todo, seis turmas treinam, três vezes por semana. A duração é de 1h30. As crianças envolvidas com o projeto participam de campeonatos municipais e intermunicipais como as Copas Metropolitana e a de Futebol de Escolinhas.

DESTAQUES
Nos últimos três anos, seis atletas foram encaminhados à divisão de base do Vitória e do Bahia. Esportistas como o lateral direito, Ronaldo Silva e o Meia direita, Maxuel Santos, que estão no Vitória, e os atacantes Alisson Santana e Mateus Silva, e o volante Carlenilton, que atuam no Bahia.

Outro grande destaque da Escolinha de Futebol da Sedel, é o meia esquerda, Micael dos Santos, que a princípio foi para o Astro de Feira de Santana e atualmente está no Sevilha, da Espanha. Apesar de fazerem parte da divisão de base do Bahia e Vitória, os seis esportistas continuam os treinamentos nas escolinhas da Sedel.

Foto: Nelinho Oliveira

Programa é coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer -

Mais Notícias

Secult assina mais sete novos contratos do edital Cidade Cultural

Secult assina mais sete novos contratos do edital Cidade Cultural

Prefeitura certifica profissionais da formação em Libras

Prefeitura certifica profissionais da formação em Libras

Horto Florestal Linaldo da Silva sedia Hamburgada do Bem

Horto Florestal Linaldo da Silva sedia Hamburgada do Bem

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us