Os esforços da Prefeitura para alavancar ainda mais a qualidade da rede municipal de ensino têm trazido resultados positivos. Prova disso é a superação das metas projetadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
No Município, 71 escolas participaram da avaliação realizada pelo MEC, através da Prova Brasil. Os exames são aplicados de forma bianual pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Na média geral, 59 escolas superaram a meta estipulada para o Município este ano que foi de de 3.6 para as séries iniciais (ensino fundamental 1), e de 2.9 para as séries finais (ensino fundamental 2). No geral, Camaçari atingiu a pontuação de 4.5 e 3.3, nas séries iniciais e finais respectivamente.
Das 43 escolas de ensino fundamental 1 que participaram da avaliação, 27 ultrapassaram a meta projetada para os anos seguintes. Destas, cinco obtiveram resultados ainda melhores. A escola Luis Pereira Costa atingiu a nota 6.0, assumindo assim o posto de uma das 10 melhores unidades de ensino do Estado, ao superar a nota 5,3 projetada para 2021.
As escolas Angiolina Teixeira de Souza e Cleusa Maria de Carvalho Moreira também foram destaques no Ideb com média 5.4. As duas unidades de ensino também superaram as metas projetadas para 2021, que são 5.2, 4,6 respectivamente.
Outras duas escolas alcançaram a média projetada para 2021, a Padre Paulo Maria Tonucci e Helena Celestino de Magalhães, com 5.1, cada.
Das 28 unidades escolares de ensino fundamental 2 que participaram da Prova Brasil, 19 superaram a meta prevista para 2011. Destaques para Escola Cleusa Maria de Carvalho Moreira, cuja previsão era de 2.8 e alcançou a pontuação de 4.6, resultado esperado para 2021. Outra escola com bom desempenho no índice do Ideb foi a Edivaldo Boaventura, com pontuação de 4.7, enquanto a meta prevista para este ano era 4.4.
As escolas do ensino fundamental 1, Amélia Rodrigues, Eliza Dias de Azevedo, Engenheiro Ruy Bacelar e Fazenda Cajazeiras, além da unidade do ensino fundamental 2, Centro Educacional Yolanda Pires, passaram a ser avaliadas em 2011. Por isso, as notas alcançadas serviram como parâmetro para o Ideb estipular as metas para as próximas avaliações. No entanto, as cinco escolas obtiveram médias que ultrapassaram a previsão geral do Município.

Escola Luis Pereira Costa entre as melhores do Estado -