Escolas municipais são premiadas

Iwwa Agência
Publicado 27/11/2013 10:11:10

A Escola Experimental Professora Marina Tavares, o Centro de Educação Municipal Paulo Freire, a Escola Municipal Padre Paulo Maria Tonucci e a Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira são as campeãs do Prêmio de Incentivo à Educação 2013. Alunos, diretores, coordenadores e professores lotaram o Teatro Cidade do Saber durante a cerimônia realizada na tarde de terça-feira (26/11).

Na oportunidade, o prefeito Ademar Delgado parabenizou os alunos pelas experiências de sucesso. “É motivo de orgulho para Camaçari participar de uma premiação que estimula o aprendizado através da cultura”, ressaltou.  Para o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, os resultados dos projetos demonstram o empenho dos estudantes e dos profissionais da educação. 

O evento teve início com a apresentação interativa do espetáculo Alvorocinho. Os estudantes puderam interferir no final das histórias de contos de fadas, como a de Chapeuzinho Vermelho, e interagiram com os atores no final da peça.

Destinadas às escolas de ensino regular que vão da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental das cidades de Camaçari e Dias D’Ávila, o prêmio tem o intuito de abordar, por meio dos projetos apresentados, temáticas nas áreas da literatura, história, arte, cultura e meio ambiente, além de divulgar ações pedagógicas.

O superintendente de Comunicação e Desenvolvimento do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), Érico de Oliveira, destacou que a edição deste ano do Prêmio de Incentivo à Educação incentiva o desempenho dos alunos em três dimensões da Língua Portuguesa: leitura, expressão oral e escrita. O dirigente ainda declarou que “a leitura é a base para o aprimoramento dos outros pontos fundamentais para uma educação exitosa”.

Contente com a premiação, a diretora pedagógica do Centro de Educação Municipal Paulo Freire, Cristiane Ferreira, afirmou que o objetivo do projeto apresentado foi alcançado. “Mostramos o bairro através da música, leitura, entrevistas de moradores antigos e produção de texto”, contou. O aluno Joás Santana, de 14 anos, também ficou feliz com o resultado do trabalho. Ele participou ativamente nos projetos da escola e apresentou um rap autoral e atuou em uma peça sobre o bairro Nova Vitória, durante o Fórum de Experiências, realizado em outubro. O projeto da escola é Onde eu moro? A Nova Vitória que Camaçari não conhece.

Para a coordenadora da escola Cleusa Maria de Carvalho Moreira, Josefa Josineide da Silva, o projeto contribui para aproximar ainda mais os alunos da escola. Os estudantes trabalharam a linguagem com as novas tecnologias, através do projeto foi Navegar é preciso. Compartilhar é fundamental.

A Escola Experimental Professora Marina Tavares conquistou o prêmio com o projeto a Fábrica Literária: escritores em produção e a escola Padre Paulo Tonucci apresentou Arte, leitura e cultura, uma bela mistura. Também foi pré-selecionada na premiação a escola O Clube de Mães, cujo tema do projeto é O prazer de ler e escrever com a família na escola.

DIAS D´ ÁVILA

As escolas de Dias D´Ávila premiadas foram Bosque, com o projeto Muda com a gente. Plantando boas sementes colhemos bons frutos no Bosque, a Madre Diamantina, com o Construindo memorial recheado de leitura e escrita, a Padre Torrend, com o projeto Nossos sonhos ambientados e autografados para a vida, o Normélio Moura, com o projeto Dias d’Ávila: minha cidade, minha história cantada em versos e prosas. A escola Carlos Drumond de Andrade também participou do Prêmio de Incentivo à Educação e o projeto Lendo, escrevendo, cantando e aprendendo no universo poético de Vinicius de Moraes.

PREMIAÇÃO

As 10 escolas pré-selecionadas receberam ajuda de custo de R$ 3 mil para implementação dos projetos. No total, 18 unidades de ensino foram inscritas e as oito vencedoras ganharam como premiação um incentivo de R$ 5 mil. Todas as escolas receberam um troféu.

O Prêmio de Incentivo à Educação é uma iniciativa das empresas do Polo Industrial, através do Cofic, e tem apoio das secretarias da Educação de Camaçari e de Dias D’Ávila.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, e da Administração, Lezineide Andrade, e o secretário da Educação de Dias D’Ávila, Marcelino Almeida. 

Slideshow | 9 fotos

Escolas municipais são premiadas

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.