Escolas iniciam festejos juninos

Iwwa Agência
Publicado 10/06/2013 02:06:35

O clima de São João toma conta das escolas da rede municipal de ensino de Camaçari. Esta semana acontecem várias atividades referentes às comemorações dos festejos juninos envolvendo escolas da sede e orla do Município.

O ritmo começa a esquentar hoje (10/06) e segue até a sexta-feira (14/06), no São João do Espaço Infantil da Cidade do Saber. Amanhã (11/06) é a vez da realização da 3ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas Estudantis de Camaçari.

Realizado pela primeira vez com a participação das escolas municipais da sede, o São João do Espaço Infantil da Cidade do Saber consiste na apresentação de quadrilhas que envolvem oito escolas e creches do Município e visa valorizar as tradições juninas e oferecer às crianças diversão, socialização e conhecimento. A atividade é gratuita e aberta ao público.

A 3ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas Estudantis de Camaçari, por sua vez, visa promover a vivência das festas juninas, valorizando a cultura nordestina representada através da música, dança, tradições e costumes. A atividade vai contemplar as escolas da orla e será realizada das 8h às 12h, na praça da Mangueira, na localidade de Areias.

 SÃO JOÃO DO ESPAÇO INFANTIL

Durante os cinco dias de atividade, o São João Infantil da Cidade do Saber irá contar com as apresentações das quadrilhas escolares e da quadrilha do Espaço Infantil, esta última, composta por personagens do escritor de histórias infantis, Monteiro Lobato.

Na manhã de hoje (10/06) o arrasta pé ficou por conta das equipes das escolas Joana Angélica e Luis Rogério de Souza que, agora à tarde, cedem espaço para a escola Laurita de Souza Ribeiro. Amanhã (11/06), a escola Neuza Menezes Barreto se apresenta no horário da manhã. Na parte da tarde se apresentam a escola Clube de Mães e a Creche do Phoc II. 

Na quarta-feira (12/06) a escola Santo Antônio de Machadinho é que comanda a festa no período matutino. No dia seguinte, quinta-feira (13/06), a quadrilha do Centro Educacional Yolanda Pires se apresenta pela manhã e a da Creche da Bomba à tarde. A programação será encerrada com a apresentação da escola do Natal, na manhã de sexta-feira (14/06).

Além de prestigiar as apresentações, as crianças podem participar de atividades diversificadas, como brincadeiras, dobraduras e apresentações típicas dos festejos que fazem parte do folclore brasileiro, estimulando criatividade e imaginação.

 FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS

 Promovido pela Seduc (Secretaria da Educação), por meio da Coordenação de Formação, Acompanhamento e Avaliação (COFAA), o Festival de Quadrilhas juninas é voltado para alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e do Projeto Reconstruindo Saberes, etapas I e II, das escolas da rede pública localizadas na orla de Camaçari.

Cinco escolas vão se apresentar, cada uma representando uma localidade da orla. Entre elas Tomaz Camilo, CIEI (Centro Integrado de Educação Infantil) Alma Mirim, Eliza Dias, Amélia Rodrigues, Escola Ambiental.

As três primeiras colocadas receberão troféus. O Festival vai premiar as quadrilhas nas modalidades animação, figurino, marcação, criatividade, organização, harmonia, originalidade, coreografia e a mais ecologicamente correta.

Slideshow | 4 fotos

Escolas iniciam festejos juninos

Mais Notícias

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de Arembepe

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Prefeito se reúne com especialista em educação no trânsito

Prefeito se reúne com especialista em educação no trânsito

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.