Camaçari reforça a prática do esporte e lazer com a construção e reforma de quadras cobertas em 27 escolas municipais. As primeiras a serem inauguradas serão as dos centros educacionais Edgar Santos, Laurita Ribeiro e Félix Joaquim, com a entrega prevista para setembro.
O espaço conta com vestiário, sanitário masculino, feminino e adaptado para deficiente físico, sala de apoio para avaliação física do aluno, sala de coordenação, depósito de material esportivo e arquibancada para 100 pessoas. Todos os ginásios são construídos em estrutura pré-moldada e cobertura metálica.
Em seguida, é a vez dos estudantes dos colégios Sônia Regina, Ilay Garcia e Parque Verde ganharem um espaço de lazer e de desenvolvimento do esporte. As obras estão em fase de conclusão e devem ser entregues até outubro.
Para a diretora do Centro Educacional Félix Joaquim, Ana Maria Santos, as quadras de esporte são de fundamental importância para o desenvolvimento do jovem. Em uma escola que não tem esporte é mais comum a indisciplina e a falta de interesse. As quadras oferecem estrutura que antes o estudante não tinha. O colégio tem cerca de 700 alunos matriculados no ensino fundamental 2 (5ª a 8ª série).
CONSTRUÇÃO
As quadras do Virginia Reis Tude, Hildebrando Filho e Yolanda estão em construção. O cronograma de obras é feito de modo a não interferir no calendário escolar, permitindo que as aulas aconteçam normalmente. Para manter a segurança dos alunos, as quadras estão isoladas durante as intervenções.
A próxima etapa vai beneficiar as escolas Helena Magalhães, Monteiro Lobato e Amélia Rodrigues. O Denise Tavares, Joana Angélica e o Centro de Educação Municipal de Camaçari (CEMC) também serão contemplados.
A construção de novas quadras e melhoria das existentes é uma grande contribuição para tornar o ensino público mais eficiente. A avaliação do professor de Educação Física do Laurita Ribeiro, Van Mario Reis, dá a dimensão exata do programa. O colégio já tem projeto para que os estudantes façam atividade física no turno oposto ao das aulas. O esporte melhora o desempenho do aluno em sala de aula, completa.
De acordo com a coordenação de infra-estrutura da Secretaria de Educação (Seduc), tudo que é feito nas escolas do Município atende um projeto pedagógico baseado em sete eixos temáticos: informática, educação inclusiva, esportes, educação ambiental, arte-educação, ciências experimentais e robótica.

Equipamento possui estrutura especial e cobertura metálica -