Estimular o hábito da leitura e desenvolver o senso crítico dos estudantes. Essas são algumas propostas do programa Biblioteca nas Escolas Lendo Conheço o Mundo, que já distribuiu 200 mil livros para os colégios municipais de Camaçari.
O programa, implantando em 2007, é desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc). A iniciativa beneficiou todas as 87 escolas municipais com a doação de livros para o uso de estudantes e professores.
As escolas que não possuíam bibliotecas ganharam pontos de leituras. As publicações são utilizadas para alunos do ensino infantil ao nível médio. São livros de literatura brasileira e internacional, infanto-juvenil, para-didáticos, didáticos, enciclopédias, gramáticas e dicionários.
De acordo com Elielza Cunha, bibliotecária e gerente de Apoio Pedagógico da Seduc, a iniciativa tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino oferecido e trabalhar a interdisciplinaridade.
As atividades de leitura são desenvolvidas, individualmente, em cada unidade de ensino. As bibliotecas escolares funcionam como mais um apoio pedagógico para dinamizar o aprendizado nos colégios.
A intenção da Seduc é informatizar todo o acervo dos colégios do Município. A ação já começa a ser realizada no Centro Educacional Hilda Leal da Silva, no bairro do Phoc 1. A iniciativa vai facilitar o controle e preservação das publicações.

Publicações diversificadas estimulam o hábito da leitura -