Escola Técnica começa a funcionar em 2010

Iwwa Agência
Publicado 08/09/2009 09:09:11

Mais dois novos cursos gratuitos serão oferecidos em Camaçari, com o funcionamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A terraplanagem já começou e as obras estão previstas para terminar no primeiro semestre de 2010.

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental está marcada para sábado (12/09), às 9h, com a presença do prefeito Luiz Caetano.

O antigo Cefet será construído em uma área de 6.200 metros quadrados e vai contar com sete salas de aula, 12 laboratórios (informática, química, física, biologia, elétrica e desenho técnico), auditório com capacidade para 124 pessoas, biblioteca, sala de videoconferência, restaurante e lanchonete.

Os estudantes também terão garantidos atendimentos médico e odontológico.

A nova sede vai funcionar na Avenida Leste, Espaço Alfa, Ba-522, s/n, após o Hospital Geral de Camaçari (HGC). A verba para a construção é do Ministério da Educação (MEC). A Prefeitura, parceira da iniciativa, é responsável pela doação do terreno. Atualmente, além de ceder a área para funcionamento provisório da escola técnica, o Município também assume as despesas de água e luz. O Instituto Federal funciona das 7h às 16h.

Inicialmente serão oferecidos cursos gratuitos de Licenciatura em Química e Técnico em Edificações. Segundo o diretor geral do campus Camaçari, Affonso José de Sousa Alves Filho, a previsão é de que, posteriormente, sejam oferecidos outros cursos.

Camaçari dispõe de oito instituições de ensino profissionalizante, sendo duas públicas e seis particulares. Os cursos são de operador de processos químicos, técnico de segurança do trabalho, eletrotécnica, mecatrônica, instrumentação industrial, técnico em mecânica e em meio ambiente, inspetor de solda, de líquido penetrante e de partícula magnética.

Os cursos são oferecidos pelo Ceteb (Centro de Educação Tecnológica da Bahia), Iteba (Instituto de Tecnologia de Camaçari), CFTB (Centro de Formação Técnica da Bahia), TWS Tecnologia e Engenharia da Soldagem e Inspeção, Cetteps (Centro de Estudos Técnicos Treinamentos Profissionais e Serviços), mais o colégio Dom Pedro e Cema (Centro Educacional Marquês de Abrantes).

INSCRIÇÕES
As inscrições para as provas vão até o dia 4 de outubro. Os locais de realização das avaliações serão divulgados entre 26 e 29 do mesmo mês, através do site www.ifba.edu.br e na sede provisória do IFBA, localizada na avenida Eixo Urbano Central, s/n, Centro. As taxas custam R$ 30,00 para o curso técnico e R$ 55,00 para o superior.

Além de Licenciatura em Química e Técnico em Edificações, o Instituto oferece os cursos de Eletrotécnica e Técnico em Informática, que beneficiam mais de 500 alunos nos três turnos.

MUDANÇA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), criado pela Lei número 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA).

O IFBA é uma instituição comparada às universidades, mas possui uma estrutura diversa e ampla. Conta com cursos de formação básica, de nível médio, até a graduação e pós-graduação.

De acordo com Affonso José de Sousa Alves Filho, com a alteração do nome, a partir de 2010 a instituição passa a ser uma unidade gestora e a administração dos recursos é feita pela própria unidade.

Foto: Nelinho Oliveira

O antigo Cefet ganha novas instalações e mais cursos -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.