Escola Técnica começa a funcionar em 2010

Iwwa Agência
Publicado 08/09/2009 09:09:11

Mais dois novos cursos gratuitos serão oferecidos em Camaçari, com o funcionamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A terraplanagem já começou e as obras estão previstas para terminar no primeiro semestre de 2010.

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental está marcada para sábado (12/09), às 9h, com a presença do prefeito Luiz Caetano.

O antigo Cefet será construído em uma área de 6.200 metros quadrados e vai contar com sete salas de aula, 12 laboratórios (informática, química, física, biologia, elétrica e desenho técnico), auditório com capacidade para 124 pessoas, biblioteca, sala de videoconferência, restaurante e lanchonete.

Os estudantes também terão garantidos atendimentos médico e odontológico.

A nova sede vai funcionar na Avenida Leste, Espaço Alfa, Ba-522, s/n, após o Hospital Geral de Camaçari (HGC). A verba para a construção é do Ministério da Educação (MEC). A Prefeitura, parceira da iniciativa, é responsável pela doação do terreno. Atualmente, além de ceder a área para funcionamento provisório da escola técnica, o Município também assume as despesas de água e luz. O Instituto Federal funciona das 7h às 16h.

Inicialmente serão oferecidos cursos gratuitos de Licenciatura em Química e Técnico em Edificações. Segundo o diretor geral do campus Camaçari, Affonso José de Sousa Alves Filho, a previsão é de que, posteriormente, sejam oferecidos outros cursos.

Camaçari dispõe de oito instituições de ensino profissionalizante, sendo duas públicas e seis particulares. Os cursos são de operador de processos químicos, técnico de segurança do trabalho, eletrotécnica, mecatrônica, instrumentação industrial, técnico em mecânica e em meio ambiente, inspetor de solda, de líquido penetrante e de partícula magnética.

Os cursos são oferecidos pelo Ceteb (Centro de Educação Tecnológica da Bahia), Iteba (Instituto de Tecnologia de Camaçari), CFTB (Centro de Formação Técnica da Bahia), TWS Tecnologia e Engenharia da Soldagem e Inspeção, Cetteps (Centro de Estudos Técnicos Treinamentos Profissionais e Serviços), mais o colégio Dom Pedro e Cema (Centro Educacional Marquês de Abrantes).

INSCRIÇÕES
As inscrições para as provas vão até o dia 4 de outubro. Os locais de realização das avaliações serão divulgados entre 26 e 29 do mesmo mês, através do site www.ifba.edu.br e na sede provisória do IFBA, localizada na avenida Eixo Urbano Central, s/n, Centro. As taxas custam R$ 30,00 para o curso técnico e R$ 55,00 para o superior.

Além de Licenciatura em Química e Técnico em Edificações, o Instituto oferece os cursos de Eletrotécnica e Técnico em Informática, que beneficiam mais de 500 alunos nos três turnos.

MUDANÇA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), criado pela Lei número 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA).

O IFBA é uma instituição comparada às universidades, mas possui uma estrutura diversa e ampla. Conta com cursos de formação básica, de nível médio, até a graduação e pós-graduação.

De acordo com Affonso José de Sousa Alves Filho, com a alteração do nome, a partir de 2010 a instituição passa a ser uma unidade gestora e a administração dos recursos é feita pela própria unidade.

Foto: Nelinho Oliveira

O antigo Cefet ganha novas instalações e mais cursos -

Mais Notícias

Divulgada lista de habilitados nas audições do A Voz de Camaçari Kids

Divulgada lista de habilitados nas audições do A Voz de Camaçari Kids

Sedur apreende mais um veículo por descarte irregular

Sedur apreende mais um veículo por descarte irregular

Vacinação contra Covid continua nesta terça (28) em Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta terça (28) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us