Os estudantes do Centro Educacional Tancredo Neves, de Jauá, orla do Município, foram os grandes vencedores da 4ª edição do Festival de Música Estudantil de Camaçari – Femec. O evento aconteceu na tarde de desta sexta-feira (30/11), no Teatro da Cidade do Saber, e mobilizou cerca de 500 alunos de sete escolas da rede municipal de ensino.
O Femec foi aberto pela Orquestra Brasileira de São Salvador, regida pelo maestro Fred Dantas. Entre uma apresentação e outra, os alunos participaram de um jogo de perguntas e respostas, com direito a distribuição de brindes.
Com o tema Educação Para um Mundo Melhor, o festival contou ainda com a participação dos estudantes do Centro Educacional Maria Quitéria e das escolas de Municipal de Catu de Abrantes, Thomaz Camilo, Lídia Coelho Pinto e Marques de Abrantes. A Escola Amélia Rodrigues, de Monte Gordo não concorreu no festival. No entanto, participou com uma apresentação artística de dança e música.
Os estudantes foram avaliados por um corpo de jurados, formado por quatro músicos, nos critérios interpretação, composição, grupo musical e arranjo. A segunda colocação ficou com Marques de Abrantes e o terceiro lugar foi para o Thomaz Camilo.
O primeiro e segundo colocados foram avaliados no quesito melhor música e o terceiro, como melhor interprete. Todos os participantes do Femec receberam medalhas e os três primeiros colocados ganharam um violão, um pandeiro e uma flauta, respectivamente.
Na avaliação do secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, o Femec estimula a prática da arte-ducação, um dos sete eixos que norteiam o ensino público no Município.
“A música transforma o jovem e ajuda na educação do cidadão”, ressaltou. Ainda de acordo com o secretário, o projeto de Iniciação Musical da Seduc (Secretaria de Educação) estimulou e influenciou a participação dos alunos, além de melhorar a qualidade das apresentações.